O intuito da oficina é trazer, para a sala de aula, elementos utilizados durante a construção do espetáculo cênico-musical Proncovô, sendo estas ferramentas de estudo, canções, jogos, brincadeiras populares que tragam aos alunos uma forma diferente de vivenciar e entender o espetáculo. A oficina atende jovens e adultos, estudantes e profissionais de teatro, música e dança.
Laura de Castro – musicista, bailarina, atriz, palhaça, produtora cultural, professora e mestranda em Artes Cênicas da UNIRIO. Percussionista e vocalista da Foli Griô Orquestra, banda que teve o disco AJO indicado ao Grammy Latino 2019. Em dança, tem formação na Escola de Dança Primeiro Ato (1993-2000) e no Núcleo Artístico (2000-2010), ambas em Belo Horizonte, e na Escola Nós da Dança no Rio de Janeiro (2011-2013). No teatro, é formada pelo Galpão Cine Horto(1998-2003), pela Escola de Teatro PUC Minas (2004-2008), O Tablado (2011) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012- 2018). Hoje trabalha com preparação corporal para atores e músicos, tendo feito inúmeros trabalhos de direção de movimento em peças teatrais. Atua como palhaça desde 2014. Atualmente faz parte como atriz dos espetáculos Monolena, Imbróblia e Proncovô, com o qual já se apresentou em mais de 30 cidades do Brasil e do exterior.
Zé Motta – músico, formado em Licenciatura pela UniRio. Integra o Bloco do Sargento Pimenta como percussionista, regente e coordenador da oficina de percussão. Compôs as trilhas dos espetáculos Uma Mulher é uma Mulher (2019); Antes D+ Nada (2020); Fêmea e Resid(u)o (2021). Em 2023, lançou o álbum Sopro, com a participação Lenine, Áurea Martins, Claudio Nucci e Ilessi. Integra um duo com o compositor e violonista Carlos Chaves, que lança esse ano o disco Alma de Gato, e faz parte como cantor da Orquestra de Corpo e Som em Vento. Compõe o elenco do espetáculo itinerante Proncovô, que tem direção de Eduardo Moreira (Grupo Galpão) e direção musical de Sérgio Pererê, espetáculo que já se apresentou em mais de 30 cidades além dos festivais internacionais Artes de La Calle e Confama San Ignacio, na Colômbia. Também integra o elenco e faz a direção musical do espetáculo EmbaLHArado! que em 2025 faz sua segunda circulação pelos teatros SESC do Rio de Janeiro.
Não é necessária inscrição prévia.
Data: 28 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Centro Cultural UFMG