O monólogo ‘Teatro Decomposto’, da Cia Dois em Um, é a atração do dia 18/03

Realizado em parceria com a Festa do Livro UFMG, o evento traz exposições, mesas-redondas, performances e espetáculos de 11 a 19 de março

Arte Palavra: literatura e oralidades é o tema da 18ª edição do Festival de Verão UFMG, que acontece de 11 a 19 de março, no campus Pampulha e nos espaços culturais da universidade. Exposições, mesas-redondas, performances, espetáculos, shows musicais, dentre outras atividades, irão explorar as possibilidades e manifestações da literatura e da oralidade. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site ufmg.br/festivaldeverao. O Festival de Verão UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).

A temática deste ano surgiu de uma parceria com a Editora UFMG, que promove, no início do mês, a Festa do Livro. A programação cultural do evento estará integrada à do Festival entre os dias 11 e 14 de março, incluindo a abertura do 18º Festival, que será na segunda (11), às 13h, com o encontro dos autores Leda Martins e Jacyntho Lins Brandão na Praça de Serviços do campus Pampulha.

No mesmo dia, às 18h haverá a abertura das exposições Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG, Futuro de um Pretérito Mais-que-Imperfeito, Um Vazio no meu Quarto e Anseio ao Toque, no Centro Cultural UFMG. Já às 19h30, a mesa-redonda Arte Palavra – Literatura e Oralidade refletirá sobre os conceitos chaves da proposta curatorial do evento, com a presença dos professores Maria Inês de Almeida, Sônia Maria de Melo Queiroz e Flávio de Lemos Carsalade.

Além do Centro Cultural, a programação do Festival ocupará o Espaço do Conhecimento UFMG, Conservatório UFMG e o Campus Pampulha, além do Quatro Cantos Espaço Cultural, em Tiradentes.

Sobre o Festival

Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa cultural durante as férias de verão. A proposta é reconhecer e promover o processo de interação dinâmica entre cultura e educação.

Sobre a Festa do Livro UFMG 2024

A Festa do Livro UFMG 2024 acontece de 11 a 14 de março, das 9h às 19h, na Praça de Serviços do campus Pampulha, em Belo Horizonte. Até o momento, 34 editoras estão confirmadas no evento, e todas oferecerão descontos a partir de 40% do preço de capa do título, inclusive em lançamentos.

Editoras confirmadas: ABEU, Aletria, Artesâ, Autêntica, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, DarkSide, Editora 34, Editus, EdUFSCar, Edusp, Elefante, Exitus Livros, Expressão Popular, Fino Traço, Editora Fiocruz, Fósforo, Global, Olhares, HarperCollins Brasil, L&PM, Lote 42, Malê, Martin Claret, Mazza Edições, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, Páginas Editora, PUC Minas, Quixote, Record, Relicário, Senac, Sesc, Todavia, Ubu, UEFS Editora, Editora UFABC, Editora UFMG, Editora UFPR, Fundação Editora Unesp, Editora Unicamp e Editora Vozes.

Acompanhe o Festival de Verão UFMG nas redes sociais

Instagram: festival_ufmg
Facebook: festivaldeverao