Data: 22 de março

Hora: 19h3

Local: Funarte MG

Com dramaturgia coletiva, orientada e dirigida por Altemar Di Monteiro, a peça possui 23 atuantes em cena. O espetáculo é livremente inspirado nos escritos de Paul B. Preciado e Achille Mbembe, e propõe uma experiência sensorial intensa, na qual corpos em movimento dialogam com o silêncio e um design sonoro envolvente. A proposta bilíngue (português/libras) transcende a acessibilidade, buscando acolher tanto corpos ouvintes quanto surdos, criando uma dramaturgia que se debruça sobre o ruir e o reconstruir, o ouvir e o não ouvir. Em diálogo com o conceito de disphoria, cunhado por Preciado, a peça explora a noção de inadequação para refletir sobre uma dimensão existencial que define nosso tempo e para reafirmar que corpo e mundo nunca estiveram separados.

Sinopse: Em um mundo em colapso, onde as certezas caem como monumentos antigos, “O Som do Mundo Desmoronando” descortina um tempo de transição. Livremente inspirada nos escritos de Paul B. Preciado e Achille Mbembe, a peça entrelaça narrativas de resistência com as marcas de uma destruição ecológica e humana que pulsa em nosso tempo. Nos escombros, histórias emergem: baratas, ativistas, cientistas e seres insólitos dançam, insurgem e fazem algo, enquanto o silêncio ecoa tão alto quanto o som. Mais que uma peça, este é um convite para escutar o inaudível, enxergar o invisível e, mesmo com asas quebradas, imaginar algum voo (im)possível.

Coletivo Urutau – nasce do encontro pulsante de estudantes da Graduação em Teatro da UFMG no componente Práticas de Criação, ministrado pelo Prof Altemar Di Monteiro. Após um semestre de imersão em estudos teóricos e experimentos cênicos, nosso grupo dá corpo e voz à inquietações contemporâneas, explorando formas de criação colaborativas que jogam com as poéticas do teatro performativo. Atualmente, nos dedicamos à produção do espetáculo “O Som do Mundo Desmoronando”, uma obra que emerge do diálogo entre arte e vida como jogo fundante de nossa relação com o mundo.

Duração: 1h 40
Classificação: 12 anos
Local: Funarte MG

Ficha técnica:

Direção e Orientação de Dramaturgia: Altemar Di Monteiro
Assistência de Direção: Eliezer Sampaio Lili
Texto: Coletivo, livremente inspirado nos escritos de Paul B. Preciado e Achille Mbembe
Elenco: Ana Di Ângelo, Alexandre de Oliveira Santos, Cecília Saruê, Deávila Marques, Dinalva Andrade, Eliezer Sampaio Lili, Gabrielle Vasques, Kemills Dunda, Larissa Ferreira, Luan Castro, Luisa de Paula, Marcos Andrade, Maria Moreira, Marina Batista, Matyane Andrade, Paloma Mackeldy, Paulo Vitor Aguero, Sereia Dias, Sofia de Paula, Tatiane Evellyn, Tereza Castro, Victor Amaral e Wellyn
Direção Musical: Luisa de Paula
Preparação Vocal e Orientação Musical: Tatá Santana
Engenharia de Som: Ivo Ivo Ivo
Mixagem de Som: Wellyn
Trilha de Estúdio: Pauleiramad Home Studio e Wellyn
Operação de Som: Sereia Dias
Iluminação: Ismael Soares
Operação de Iluminação: Ismael Soares
Vídeos: Gabrielle Vasques, Gabriel Guimarães e Guilherme Victor
Operação de vídeos: Tereza Castro
Orientação de Figurinos e Adereços: Sávio Rocha e Daniel Ducato
Preparação Corporal: Paloma Mackeldy, Maria Moreira e Eliezer Sampaio Lili
Orientação de Animação de Bonecos: Daniel Ducato
Fotografia: Kêmilly Soares, Gabriel Guimarães e Guilherme Victor
Apoio técnico: Ana Cristina Alcântara, Lucy Ribeiro e Ellen Caroline
Libras: Alexandre de Oliveira Santos, Marcos Andrade e Dinalva Andrade
Projeto Gráfico: Duda Carmona
Realização: Graduação em Teatro / Escola de Belas Artes / UFMG