Ações Culturais

Ações realizadas pela FRMFA

  • 13ª Semana de Museus (2015)

A 13ª Semana de Museus ocorreu entre os dias 18 e 24 de maio, e instituições museológicas de todo o país promoveram atividades em torno do tema Museus para uma sociedade sustentável. O Museu Casa Padre Toledo participou do evento promovendo a visitação ao projeto Museu Vivo, programa de extensão da UFSJ; palestra sobre os Princípios da Permacultura com o Grupo de Permacultura da UFSJ “Filhos da Folha”; Teatro de Fantoches com a equipe de Ação Educativa do Museu; Oficina de Adobe e pintura com tintas à base de terra na Casa de Cultura UFMG; exposições Jardim Cerâmico e Queimas Alternativas, realizadas por alunos e professores do curso de Artes Aplicadas da UFSJ e a comunidade local do entorno do Museu do Barro; cortejo de encerramento com o Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia.

  • Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta (2015)

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chegou à sua quinta edição em 2015. Entre os dias 18 e 22 de março, a cidade de Tiradentes recebeu diversas exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas. Nesta edição, o Campus Cultural teve sua própria programação integrada ao festival. A Casa de Cultura e o Sobrado Quatro Cantos, integrantes da FRMFA, foram sede de parte da produção do evento. O festival contou com atividades ministradas por grandes nomes da fotografia no Brasil e no mundo. Saiba mais no site do evento: http://www.fotoempauta.com.br/festival2015/.

  • 12ª Semana de Museus (2014)

A 12ª Semana de Museus aconteceu entre os dias 12 e 18 de maio de 2014. O Museu Casa Padre Toledo participou oferecendo: visita mediada de grupos escolares, dispensando uma atenção especial aos professores das redes pública e privada de ensino, além da gratuidade aos mesmos; apresentação do Coral da UFSJ; palestra sobre a Coleção Brasiliana da UFMG, ministrada pelo Professor Dr. Fabrício José Fernandino (UFMG); e performance musical com alunos do curso de música da UFSJ.

  • Museu Casa Padre Toledo em Família (2014)

Em 2014 foi um realizado um encontro de familiares e amigos dos funcionários e mediadores no museu. O objetivo da ação foi o de integrar os funcionários e suas respectivas famílias ao museu. Após a visita guiada houve uma confraternização na Casa de Cultura.

  • 8ª Primavera dos Museus (2014)

A 8ª Primavera dos Museus aconteceu entre os dias 22 e 28 de setembro de 2014 e o Museu Casa Padre Toledo participou com a seguinte programação: 1ª Mesa Redonda de Comunicação e Cultura do Museu Casa Padre Toledo; Sarau da Inconfidência, na Sala dos Cinco Sentidos; atividade de integração dos setores de ação educativa do MCPT e do Museu da Liturgia, com visitas nos dois museus, tendo uma equipe mediado a visita da outra equipe e vice-versa.

  • Oficina de Adobe – Programa Saberes da Terra (2014)

Em parceria com o Programa “Saberes da Terra” (projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei), foram oferecidas duas oficinas no dia 24 de outubro na Casa de Cultura UFMG. Uma das oficinas foi a de confecção de adobe e a outra de preparo e pintura com tinta à base de terra. As oficinas, gratuitas, foram oferecidas para crianças com idade entre sete e treze anos.  Houve o comparecimento de aproximadamente 60 crianças. O Programa Saberes da Terra, coordenado pelo Professor Mateus Carvalho de Martins, DAUAP/UFSJ, desenvolve ações de educação patrimonial com crianças da rede pública de ensino e com moradores da cidade de São João del-Rei e região.

  • Dia da Consciência Negra (2014)

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Ação Educativa do MCPT promoveu uma aula de capoeira, aberta ao público, com o Mestre Prego no dia 20 de novembro, no quintal do museu.

  • 1º Colóquio do Campus Cultural UFMG Tiradentes – Aleijadinho: o artista e sua época (2014)

Realizado no Centro Cultural Yves Alves, no período de 26 a 28 de novembro, por ocasião das comemorações do bicentenário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o colóquio reuniu especialistas da UFMG, UFSJ, UFVJM e UFOP. A programação foi concebida de modo a ressaltar não só aspectos importantes da vida e da obra do Aleijadinho – e de sua recepção através dos tempos –, como também do ambiente cultural em que ele viveu e produziu. Saiba mais no site do evento: https://coloquioaleijadinhoufmg.wordpress.com/apresentacao-2/

Ações apoiadas pela FRMFA

  • Festival Tiradentes em Cena (2015)

 A FRMFA apoiou a realização da terceira edição do Mostra de Teatro Tiradentes em Cena que aconteceu entre os dias 15 e 23 de maio. Durante quatro dias, o Sobrado Quatro Cantos recebeu o Estação Experimental, um agrupamento dinâmico, temporário e itinerante de performes-pesquisadores de Belo Horizonte. O Sobrado Quatro Cantos recebeu também o espetáculo “Não-vão-além: como enraizar o amor que voa, da Cia Pisa Ligeiro de Juiz de Fora.

  • Rota dos Ateliers (2015)

 No dia 18 de abril o Sobrado Quatro Cantos recebeu o lançamento do projeto Rota dos Ateliers, que foi realizado com uma coletiva neste espaço. A exposição foi a primeira ação do grupo de artistas plásticos, e permaneceu no Sobrado até o dia 24 de abril.

  • Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta (2014)

A FRMFA apoiou a quarta edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, com a realização de oficina e exposição “Mirada”, da fotógrafa Mônica Mansur, na Casa de Cultura.

  • Tiradentes em Cena (2014)

A FRMFA apoiou a segunda edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena, com a encenação de espetáculo nos jardins do Museu Casa Padre Toledo.

  • Programa de Educação Patrimonial de Tiradentes (2014)

A FRMFA é parceira do programa de Educação Patrimonial de Tiradentes, tendo apoiado diversas ações, como a realização de oficinas de Educação Patrimonial e de Contação de Histórias na Casa de Cultura. Ainda em 2014, foram realizadas também visitas monitoradas para nove turmas escolares da cidade de Tiradentes no MCPT com a intermediação da equipe do programa.

  • Festival Artes Vertentes (2014)

A FRMFA apoiou à terceira edição do Festival Artes Vertentes. A exposição “Moebius”, de Valin Branco, foi realizada na Casa de Cultura e, nos jardins do Museu Casa Padre Toledo aconteceram o concerto “Homenagem a John Cage” e o evento “Noite de Projeções”.

Os comentários estão encerrados.