Congresso de Inovação e Metodologias

o-que-e

O Congresso de Inovação e Metodologias  (CIM) no Ensino Superior é um evento acadêmico voltado para a produção e socialização de conhecimentos derivados das experiências e pesquisas sobre ensino superior. Ele é organizado em torno de apresentação de trabalhos no formato de grupos de colaboração, conferências, debates, oficinas e minicursos.

historico

O Congresso acontece anualmente desde 2015, focalizando temas relevantes sobre o ensino superior: 2015 (Quais mudanças queremos no ensino de graduação da UFMG); 2016 (O estudante como agente de mudanças em comunidade); 2017 (i9 com 5c) 2019 (Ensino-aprendizagem em tempos digitais). Este congresso tem abrangido em cada edição cerca de 300 participantes, com mais de 100 artigos aprovados e apresentados nos vários Grupos de Colaboração (GC), e ainda diversas oficinas e minicursos. Em 2020, na sua V edição, traz uma perspectiva Interinstitucional, e será sediado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como tema principal “Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?”

objetivos

O Congresso visa envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação, além de proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação e discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação. Com isso, promover discussões sobre a formação em docência no ensino superior e propiciar questionamentos sobre os diferentes papéis dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o protagonismo dos estudantes e assim, contribuindo para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

publico-alvo

Docentes do ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação, técnicos administrativos em educação e demais interessados.

como-participar

As ofertas do Congresso são organizadas em três fases, que consistem em: pré-congresso, que contempla as ações de divulgação e sensibilização para o evento; congresso, composto pelos encontros presenciais e o pós-Congresso, que constitui na reflexão e avaliação contínua para o aprimoramento.

Mais informações em:

www.eventos.ufla.br/vcim