Oficinas on-line do IV CIM
Inscrições encerradas.
Período de realização: 17 a 28 de setembro de 2018
GEDAAM: transformando o ensino da área de saúde
Apresentação do Grupo de Estudo em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina (GEDAAM), por meio do qual pretende-se:
- Discutir sobre técnicas de apresentação/exposição teórica.
- Recursos para conquistar e manter atenção dos alunos.
- Estratégias para favorecer participação e protagonismo dos alunos.
- Aplicações da neurociência do aprendizado.
- Gerar interesse, curiosidade e reflexão nos alunos.
Ministrantes: Rafael Nogueira Gingold e equipe (Medicina UFMG)
Recursos Educacionais Abertos e Inovação Pedagógica (vagas esgotadas)
Promover reflexões a respeito da prática docente e inovações pedagógicas, a partir do debate sobre recursos educacionais abertos.
- Apresentar repositórios de REA com foco em softwares e sites livres para produção de cursos e bens educacionais.
- Contribuir para formação de professores mais capazes de utilizar os diversos recursos disponíveis, tendo em vista as diferentes demandas e estilos de aprendizagem.
- Incentivar o compartilhamento de boas práticas didáticas e objetos de aprendizagem nos repositórios de REA apresentados.
Ministrantes: Iasmin Rabelo de Queiroz e Dayenne Godoy Pellucci Maciel (UFMG)
Orientação de carreira
Apoiar universitários que estão se preparando para o Mercado de Trabalho, ajudando-os a conhecer seu potencial, desenvolver habilidades e empreender ações para traçar caminhos e alcançar os objetivos pessoais e profissionais desejados.
-
Facilitar o acesso às informações sobre oportunidades do mercado de trabalho e como elas podem concretamente mudar suas vidas.
-
Incutir um sentimento de pertencimento e preparação entre os jovens universitários que sentem que as oportunidades disponíveis não são para eles.
-
Apresentar programas de apoio ou de mentoria para ajudar os jovens universitários a lidar com as dificuldades associadas ao cumprimento de objetivos.
-
Orientar sobre como se preparar para entrar nos programas de estágios e trainees ofertados pelas empresas.
Ministrante: Gilmar de Moura da Silva (UFMG)
Encontro presencial: 25 de setembro das 14h às 17h – CAD 1 – Sala 414
A utilização do Peer Instruction
Analisar os principais objetivos do Peer Instruction, a saber:
- Fornecer aos alunos maior oportunidade de compreender os conceitos, possibilitar aos professores obter um feedback em tempo hábil para ajudar os alunos nos pontos que possuem mais dificuldade.
- Proporcionar aprendizagem significativa a partir dessa metodologia.
- Trabalhar com o método utilizando cartões de resposta, plickers e clickers.
Ministrante: Andréia Almeida Mendes e Fernanda Franklin Seixas Arakaki (Editoras da Revista Pensar Acadêmico)
Encontro presencial: 28 de setembro das 14h às 17h – CAD 1 – Sala 414.
Construção de Recursos Educacionais Abertos (vagas esgotadas)
Refletir sobre nossas práticas pedagógicas nos multiletramentos (letramento acadêmico, letramento digital, letramento científico etc.) e conhecer novas perspectivas de produção ou remixagem de Recursos Educacionais Abertos.
- Exercitar o olhar crítico sobre recursos educacionais utilizados para o ensino-aprendizagem.
- Refletir, por meio da escrita de relatos de práticas de ensino, sobre as escolhas metodológicas adotadas e as crenças que deles emergem.
- Conhecer a proposta dos Recursos Educacionais Abertos (REA).
- Conhecer técnicas e tecnologias diversificadas para construção de REA.
- Conhecer licenças abertas e a compartibilidade entre elas.
- Conhecer formas de remixagem de Recursos Educacionais Abertos.
- Produzir REA (foco para os multiletramentos, o lúdico e a interdisciplinaridade).
- Compartilhar na rede, com licença livre, os REA produzidos, visando à colaboração e circulação dos trabalhos produzidos.
Ministrantes: Daniervelin Renata Marques Pereira e Danilo Rodrigues César (UFMG)
Aula Criativa: monte a sua aula com teoria + prática e emoção (vagas esgotadas)
Esta oficina abordará as principais metodologias de aprendizagem, bem como as ferramentas práticas para a vivência da relação estudante e docente em um ambiente de aprendizagem criativo, lúdico e inovador.
- Conscientizar sobre a importância das metodologias de ensino e aprendizagem na educação.
- Promover o planejamento criativo de uma aula.
- Buscar novas ferramentas práticas que podem ser utilizadas pelos estudantes e docentes na educação contemporânea.
Ministrantes: Livia Correia Horta e Victor Hugo Pereira (UFMG)
Encontro presencial: 28 de setembro de 2018 das 08h às 12h, CAD 2 – Sala B504
Mapas Conceituais (vagas esgotadas)
Esta oficina permitirá ao participante produzir e compartilhar mapas conceituais e mapas mentais, utilizando softwares disponíveis na Web, para uso online ou no Desktop.
-
Identificar mapa conceitual.
-
Diferenciar mapas conceituais vs. mapas mentais.
-
Aplicar web para auxiliar e hospedar mapas conceituais.
-
Desenvolver mapas conceituais e mapas mentais.
-
Conhecer softwares para auxiliar na construção de mapas conceituais e mapas mentais.
Ministrante: Percurso Discente Universitário
Vagas:15
Explorando redes sociais como ambientes de aprendizagem (vagas esgotadas)
Habilitar o participante a localizar, produzir e compartilhar conteúdos e a interagir com pesquisadores e demais interessados em seus temas de estudo, visando a consolidação, ampliação e diversificação de sua identidade e aprendizagem na rede.
-
Possibilitar aprendizagem nas redes Academia, Blog, Twitter e outras.
Ministrante: Percurso Discente Universitário
Vagas:15
Planejamento de jogos digitais em contextos educativos (vagas esgotadas)
Oferecer aos participantes os conceitos do desenvolvimento de jogos, tal qual o processo de criação do documento de game design e suas aplicações na educação.
Ministrante: Percurso Discente Universitário
Vagas:15
A voz e seus cuidados (vagas esgotadas)
A voz é um dos instrumentos da comunicação humana e está diretamente relacionada com a nossa qualidade de vida. Por isso é importante a compreensão de como a voz é produzida, assim como os hábitos diários que podem interferir em sua emissão natural, a fim de preservarmos a saúde vocal.
-
Compreender como a voz é produzida;
-
Identificar os sinais e sintomas de possíveis alterações vocais;
-
Refletir sobre os hábitos vocais e como prevenir contra o surgimento ou o agravamento de patologias da voz;
-
Estimular a prática de ações que promovam a saúde vocal.
Ministrante: Percurso Discente Universitário
Vagas:15
Essas oficinas são produzidas por membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e compartilhadas no IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM) por meio do Edital 004/2018.