Normas de submissão

III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS

NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]

I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS

  •  O PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS ESTÁ ENCERRADO. 

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Clique aqui para acessar as normas de submissão de trabalhos em pdf. 

Atenção:

  • A emissão dos certificados do CIM 2017 (participação, ouvinte, apresentação de trabalho e oficina) está condicionada à inscrição no evento, que deverá ser feita através do site da Fundep.
  • Os certificados de apresentação serão emitidos apenas aos autores que socializarem seus respectivos trabalhos, conforme data divulgada pela organização do CIM 2017.

1 CATEGORIAS

Podem ser inscritos trabalhos nas seguintes categorias:

 1.1 Recursos Educacionais

Apresentação de materiais diversos para fins didáticos no ensino superior como: site, software, livro, organização da disciplina no moodle, fotografias, imagens, animações, podcast, exposições, webserie etc.

1.2 Trabalho completo

Contempla artigo científico nas seguintes modalidades: ensaio, relato de experiência e resultado de pesquisa.

1.3 Outro

Se o seu trabalho não se encaixa em nenhuma das categorias acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior, selecione esta opção. O Comitê Editorial irá avaliar a pertinência ou não da proposta de um novo formato.

 

  • Os trabalhos de todas as categorias deverão ser submetidos pela plataforma de inscrições https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/CIM. É desejável que eles sejam acompanhados de um vídeo de apresentação/divulgação. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos! Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no YouTube ou no Vimeo, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes.
  • Os trabalhos submetidos não poderão ter sido publicados, nem estar em avaliação para publicação por outra conferência.
  • Deve-se utilizar o template indicado em cada categoria.
  • Os arquivos da categoria “Trabalho Completo” devem ser submetidos sem identificação de autores e instituição de vínculo, garantindo a avaliação cega pelos pares.
  • Os trabalhos devem indicar o eixo temático.
  • A revisão de língua é de inteira responsabilidade do autor/autores, bem como o atendimento às normas da ABNT.

 

2 EIXOS TEMÁTICOS

Podem ser inscritos trabalhos nos seguintes eixos temáticos:

 2.1 Avaliação da aprendizagem

Inovação nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.

2.2 Estratégias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular

Iniciativas político-pedagógicas em prol da permanência dos estudantes no ensino superior. Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular inovadoras.

2.3 Recursos educacionais e laboratórios de ensino

Elaboração e utilização de materiais diversos (vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, curadoria etc.) em disciplinas e/ou curso. Uso inovador de laboratórios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.

2.4 Metodologias de ensino-aprendizagem

Estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem para elaboração de planejamento, planos e registros de ação pedagógica.

2.5 Protagonismo do estudante

Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios. Processos e produtos com foco na participação e envolvimento do aluno na sua formação.

2.6 Tecnologias e gamificação

Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem. Diferentes princípios e técnicas de jogos e/ou games na prática educativa do currículo do ensino superior.

2.7 Articulação ensino-pesquisa-extensão

Projetos de ensino-aprendizagem e reflexões teóricas que discutam a articulação entre as dimensões ensino-pesquisa-extensão.

2.8 Educação inclusiva

Inserção no ensino superior de grupos, historicamente, excluídos: sexo, etnia, condição social, deficiência etc. Inovação social.

2.9 Perspectivas complementares

Demais discussões não descritas ou categorizadas nos eixos anteriores e relevantes para reflexão no CIM 2017. A comissão organizadora irá avaliar a pertinência ou não da proposta.

 

3 FORMATO DA SUBMISSÃO

 3.1 Recursos Educacionais

Os trabalhos submetidos nesta categoria devem observar:

  • o template do CIM 2017;
  • o Eixo Temático deve ser explicitado no template;
  • elementos do texto de apresentação do recurso educacional: descrição do recurso; objetivos educacionais; justificativa (embasamentos teórico e prático); contexto de utilização; resultados e avaliação da aplicação ou resultados esperados; dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores); ilustração do recurso educacional (fotos, prints, imagens etc.); link ou arquivo do recurso educacional anexado.
  • os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
  • texto com no máximo de 1.500 palavras;
  • formato do texto: fonte Arial, tamanho 11pt; parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
  • citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos acompanhado pelo arquivo ou link do respectivo recurso educacional. É imprescindível a indicação dos equipamentos necessários para apresentação do recurso nos dias do evento.

3.2 Trabalho Completo

Os trabalhos submetidos nesta categoria devem observar:

  • o template do CIM 2017;
  • não deve haver identificação dos autores no trabalho;
  • o eixo temático deve ser explicitado;
  • podem ser submetidos até 2 (dois) trabalhos por autor (autoria e/ou coautoria);
  • cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.
  • os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
  • Formato do texto:
    • resumo: até 150 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados;
    • texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações finais e referências;
    • mínimo de 2.000 palavras e máximo de 3000 palavras, sem incluir as referências; fonte Arial, tamanho 11pt; parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
  • citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

4 SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS

4.1. Recursos Educacionais

Cada trabalho deverá ser apresentado em formato de banner, conforme template a ser disponibilizado no site do CIM 2017. Os banners e os recursos deverão ser entregues na sede do Giz (Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino), Campus Pampulha, até dia 06 de novembro de 2017, impreterivelmente. Banner e recurso educacional ficarão expostos ao público durante os dias de evento, sendo opcional a presença do autor/a. A socialização acontecerá em dia e horário a serem definidos pela coordenação do CIM 2017, momento em que a presença do autor/a será obrigatória.

4.2. Trabalho Completo

Cada trabalho deverá ser apresentado em um Grupo de Colaboração (GC), de acordo com o eixo temático escolhido pelos autores. O GC tem como objetivo favorecer reflexões e ações em torno das inovações pedagógicas no ensino de graduação, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes na construção de uma rede colaborativa de práticas de ensino superior. O formato da apresentação pode ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, banners, cartazes, produtos do próprio trabalho etc. Independente do formato, os trabalhos deverão ser socializados em no máximo 10 (dez) minutos, em data a ser divulgada pela organização do CIM 2017.

 

Sugestão de formatos para socialização/apresentação dos trabalhos completos:

 4.2.1 Pechakucha

PechaKucha 15×20 é um formato de apresentação simples, em que o autor mostra 15 imagens e cada uma e exibida durante 20 segundos. As imagens avançam automaticamente e o autor fala junto a elas, garantindo uma apresentação de 10 minutos. A socialização deve ser feita como se estivesse contando uma história. Nos slides, deve haver predominância de imagens (fotos e figuras). O conteúdo textual deve-se limitar a palavras-chave, evitando-se o uso de frases e citações.

4.2.2 Banner

O banner deverá ter 1,20 m de altura por 0,90 m de largura e conter:

  • títulos: constar nomes dos autores suas respectivas instituições de origem e email.
  • texto: introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais. Podem ser utilizados gráficos, imagens, tabelas, etc.
    O texto deverá ser lido por pelo menos 1,5m de distância. Os banners devem seguir o template disponibilizado pelo CIM 2017, observando os dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail e instituição) e do trabalho (título, eixo temático e textos e imagens). Os autores apresentarão os banners nos GCs, juntamente com outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho, etc., se for o caso. A apresentação do banner não poderá exceder a 10 minutos no GC. É necessário enviar um pdf do banner.

4.2.3 Vídeo/Animação

Neste formato, o autor deve apresentar um vídeo ou animação de até 05 minutos que apresente o resultado do trabalho. Os autores serão responsáveis por levar o arquivo do vídeo ou postá-lo no YouTube ou Vimeo e acessá-lo para apresentação no GC. O tempo restante da socialização deve ser investido na abertura e no fechamento da apresentação.

4.2.4 Ilustração plástica-musical

A ilustração plástica musical refere-se à forma artística de apresentar o resultado do trabalho, por meio de: esquetes, cenas, teatro, músicas, paródias, poesias e etc. A apresentação deverá ocorrer em até 10 minutos no GC. Os recursos necessários são de inteira responsabilidade do autor.

4.2.5 Mídias e/ou tecnologias digitais

Neste formato procura-se incentivar que o autor apresente os recursos que utilizam como suporte a seus cursos como páginas na web, redes sociais, páginas no Moodle ou LMS equivalente, blogs, etc. Os produtos serão socializados nos Grupos de Colaboração em até 10 minutos.

4.2.6 Editores de apresentação

PowerPoint, Prezi etc.

4.2.7 Outros formatos de apresentação

Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Editorial do CIM 2017 irá avaliar a pertinência ou não da proposta.