I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS
- 25/08, das 13:30h às 17:30h, no Cad I.
- Convidada: Prof. Adriana Bruno – UFJF
- Os textos e materiais já estão disponíveis no moodle.
Apresentação
O I Encontro das Licenciaturas compõe uma das ações do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, constituindo-se em um espaço de discussão e de propostas que possibilitem valorizar as práticas educativas desenvolvidas nos cursos de licenciaturas. Tal Encontro propõe favorecer aspectos relacionados aos movimentos de colaboração, compartilhamento, cooperação e interação entre professores, professores-estudantes e estudantes-estudantes dos cursos de Licenciaturas. Para isso busca discutir questões inerentes à formação inicial de professores: formação pedagógica, políticas educacionais, currículo dos cursos, relação professor-estudante, entre outras.
A proposta de reconfiguração dos currículos dos cursos de graduação da UFMG, apresentada pela PROGRAD, a necessidade de adequação dos cursos de licenciatura à Resolução 2/2015/CNE, a implantação do Colegiado Especial das Licenciaturas na instituição, a reforma do ensino médio e o término da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), previsto para o final de 2017, formam uma conjuntura crítica para a redefinição dos cursos de licenciatura.
Neste contexto, o Comitê Organizador do III Congresso e do I Encontro das Licenciaturas realizou consulta prévia com estudantes e professores dos cursos de Licenciaturas a fim de conhecer as demandas desse público para propor atividades no I Encontro das licenciaturas condizentes com as necessidades dos participantes.
Mediante o resultado de tal consulta apresentamos a proposta que se segue para o I Encontro das Licenciaturas.
Objetivos
· Valorizar as práticas educativas nos cursos de licenciaturas.
· Favorecer a colaboração entre docentes e discentes na constituição de práticas pedagógicas interdisciplinares.
· Propor desafios relacionados aos processos de formação nos cursos de licenciaturas.
· Fornecer subsídios para sistematização das propostas de reformulação curriculares dos cursos de licenciaturas.
· Promover reflexões que favoreçam inovação nas práticas educativas.
Público-alvo
Professores, coordenadores e estudantes dos cursos de licenciaturas da UFMG.
Vagas
100 vagas sendo 25 para cada grupo.
Temas recorrentes a partir de consulta prévia com discentes e docentes dos cursos de Licenciaturas
1. Formação pedagógica.
2. Currículos das licenciaturas.
3. Relação professor-aluno.
Previsão dos encontros
Agosto
· Tema principal: Formação pedagógica
· Subtemas: avaliação, planejamento, metodologia e tecnologias
· Datas: 25 de agosto – 13:30h às 17:30h
Local: CAD 1 – Salas: 411, 413, 415 e 416
Setembro
· Tema principal: Políticas educacionais
· Subtemas: currículo e reformas
· Datas: A definir
Novembro
· 08 de novembro: Seminário de apresentação dos resultados dos encontros de agosto e setembro
Dinâmica dos encontros
A dinâmica dos Encontros busca articular atividades do tipo colaborativa, atendendo à resposta da consulta realizada com professores e estudantes dos cursos de licenciaturas. Assim, na primeira hora do Encontro, os participantes escolhem contribuir em um grupo a partir do desafio proposto por este, que servirá como fio condutor dos debates. Logo após, todos os grupos irão para o auditório aprofundar seus saberes, teorias e experiências a partir do contato com convidados (pesquisadores, profissionais, gestores em atuação na educação básica). Depois dessa vivência os participantes retomam ao grupo inicial e projetam resoluções ao desafio colocado, compartilhando o protótipo com os demais grupos a fim de obter feedback. Essa estratégia é inspirada na metodologia Design Thinking. Tal metodologia tem como princípios: a empatia, a colaboração, o otimismo e a experimentação. Para Ideo, escritório de Design Global, o “Design Thinking faz com que você acredite em sua própria criatividade e no propósito de transformar desafios em oportunidades” (p.11).
Formato
Inscrição
Período:07 a 18 de agosto de 2017
Formulário de inscrição no I Encontro de Licenciaturas
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015a. Disponível em: em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72>. Acesso em: 17 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 17 jun. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece estabelece as diretrizes diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em : < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em 17 jun. 2017.
DESIGN Thinking para educadores. Disponível em: <http://www.dtparaeducadores.org.br/site/material/. Acesso em 17 jun. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Anteprojeto das normas gerais de graduação. Disponível em: < https://www.ufmg.br/prograd/arquivos/Normas/AnteprojetoNormas.pdf>. Acesso em 17 jun. 2017.