Oficinas on-line

Oficinas on-line do IV CIM

Inscrições encerradas.

Período de realização: 17 a 28 de setembro de 2018

 

GEDAAM: transformando o ensino da área de saúde

Apresentação do Grupo de Estudo em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina (GEDAAM), por meio do qual pretende-se:

  • Discutir sobre técnicas de apresentação/exposição teórica.
  • Recursos para conquistar e manter atenção dos alunos.
  • Estratégias para favorecer participação e protagonismo dos alunos.
  • Aplicações da neurociência do aprendizado.
  • Gerar interesse, curiosidade e reflexão nos alunos.

Ministrantes: Rafael Nogueira Gingold e equipe (Medicina UFMG)

Recursos Educacionais Abertos e Inovação Pedagógica (vagas esgotadas)

Promover reflexões a respeito da prática docente e inovações pedagógicas, a partir do debate sobre recursos educacionais abertos.

  • Apresentar repositórios de REA com foco em softwares e sites livres para produção de cursos e bens educacionais.
  • Contribuir para formação de professores mais capazes de utilizar os diversos recursos disponíveis, tendo em vista as diferentes demandas e estilos de aprendizagem.
  • Incentivar o compartilhamento de boas práticas didáticas e objetos de aprendizagem nos repositórios de REA apresentados.

Ministrantes: Iasmin Rabelo de Queiroz e Dayenne Godoy Pellucci Maciel (UFMG)

Orientação de carreira

Apoiar universitários que estão se preparando para o Mercado de Trabalho, ajudando-os a conhecer seu potencial, desenvolver habilidades e empreender ações para traçar caminhos e alcançar os objetivos pessoais e profissionais desejados.

  • Facilitar o acesso às informações sobre oportunidades do mercado de trabalho e como elas podem concretamente mudar suas vidas.

  • Incutir um sentimento de pertencimento e preparação entre os jovens universitários que sentem que as oportunidades disponíveis não são para eles.

  • Apresentar programas de apoio ou de mentoria para ajudar os jovens universitários a lidar com as dificuldades associadas ao cumprimento de objetivos.

  • Orientar sobre como se preparar para entrar nos programas de estágios e trainees ofertados pelas empresas.

Ministrante: Gilmar de Moura da Silva (UFMG)

Encontro presencial: 25 de setembro das 14h às 17h – CAD 1 – Sala 414

A utilização do Peer Instruction

Analisar os principais objetivos do Peer Instruction, a saber:

  • Fornecer aos alunos maior oportunidade de compreender os conceitos, possibilitar aos professores obter um feedback em tempo hábil para ajudar os alunos nos pontos que possuem mais dificuldade.
  • Proporcionar aprendizagem significativa a partir dessa metodologia.
  • Trabalhar com o método utilizando cartões de resposta, plickers e clickers.

Ministrante: Andréia Almeida Mendes e Fernanda Franklin Seixas Arakaki (Editoras da Revista Pensar Acadêmico)

Encontro presencial: 28 de setembro das 14h às 17h – CAD 1 – Sala 414.

Construção de Recursos Educacionais Abertos (vagas esgotadas)

Refletir sobre nossas práticas pedagógicas nos multiletramentos (letramento acadêmico, letramento digital, letramento científico etc.) e conhecer novas perspectivas de produção ou remixagem de Recursos Educacionais Abertos.

  • Exercitar o olhar crítico sobre recursos educacionais utilizados para o ensino-aprendizagem.
  • Refletir, por meio da escrita de relatos de práticas de ensino, sobre as escolhas metodológicas adotadas e as crenças que deles emergem.
  • Conhecer a proposta dos Recursos Educacionais Abertos (REA).
  • Conhecer técnicas e tecnologias diversificadas para construção de REA.
  • Conhecer licenças abertas e a compartibilidade entre elas.
  • Conhecer formas de remixagem de Recursos Educacionais Abertos.
  • Produzir REA (foco para os multiletramentos, o lúdico e a interdisciplinaridade).
  • Compartilhar na rede, com licença livre, os REA produzidos, visando à colaboração e circulação dos trabalhos produzidos.

Ministrantes: Daniervelin Renata Marques Pereira e Danilo Rodrigues César (UFMG)

Aula Criativa: monte a sua aula com teoria + prática e emoção (vagas esgotadas)

Esta oficina abordará as principais metodologias de aprendizagem, bem como as ferramentas práticas para a vivência da relação estudante e docente em um ambiente de aprendizagem criativo, lúdico e inovador.

  • Conscientizar sobre a importância das metodologias de ensino e aprendizagem na educação.
  • Promover o planejamento criativo de uma aula.
  • Buscar novas ferramentas práticas que podem ser utilizadas pelos estudantes e docentes na educação contemporânea.

Ministrantes: Livia Correia Horta e Victor Hugo Pereira (UFMG)

Encontro presencial: 28 de setembro de 2018 das 08h às 12h, CAD 2 – Sala B504

Mapas Conceituais (vagas esgotadas)

Esta oficina permitirá ao participante produzir e compartilhar mapas conceituais e mapas mentais, utilizando softwares disponíveis na Web, para uso online ou no Desktop.

  • Identificar mapa conceitual.

  • Diferenciar mapas conceituais vs. mapas mentais.

  • Aplicar web para auxiliar e hospedar mapas conceituais.

  • Desenvolver mapas conceituais e mapas mentais.

  • Conhecer softwares para auxiliar na construção de mapas conceituais e mapas mentais.

Ministrante: Percurso Discente Universitário

Vagas:15

Explorando redes sociais como ambientes de aprendizagem (vagas esgotadas)

Habilitar o participante a localizar, produzir e compartilhar conteúdos e a interagir com pesquisadores e demais interessados em seus temas de estudo, visando a consolidação, ampliação e diversificação de sua identidade e aprendizagem na rede.

  • Possibilitar aprendizagem nas redes Academia, Blog, Twitter e outras.

Ministrante: Percurso Discente Universitário

Vagas:15

Planejamento de jogos digitais em contextos educativos (vagas esgotadas)

Oferecer aos participantes os conceitos do desenvolvimento de jogos, tal qual o processo de criação do documento de game design e suas aplicações na educação.

Ministrante: Percurso Discente Universitário

Vagas:15

A voz e seus cuidados (vagas esgotadas)

A voz é um dos instrumentos da comunicação humana e está diretamente relacionada com a nossa qualidade de vida. Por isso é importante a compreensão de como a voz é produzida, assim como os hábitos diários que podem interferir em sua emissão natural, a fim de preservarmos a saúde vocal.

  • Compreender como a voz é produzida;

  • Identificar os sinais e sintomas de possíveis alterações vocais;

  • Refletir sobre os hábitos vocais e como prevenir contra o surgimento ou o agravamento de patologias da voz;

  • Estimular a prática de ações que promovam a saúde vocal.

Ministrante: Percurso Discente Universitário

Vagas:15

Essas oficinas são produzidas por membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e compartilhadas no IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM) por meio do Edital 004/2018.