Evento da Cátedra Unesco debateu desafios da IA no ensino superior e destacou experiência da UFMG

 

O avanço da inteligência artificial tem provocado transformações profundas no ensino superior, ampliando sua presença em processos educacionais, administrativos e científicos. Ao mesmo tempo, impõe novos desafios para as instituições, especialmente no que diz respeito à transparência, à equidade, à autonomia e à soberania digital. Diante desse cenário, a Cátedra Unesco em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum promoveu, no dia 29 de julho, o webinário Impactos e desafios da governança de IA no ensino superior, que está disponível na íntegra no YouTube

                                                                   
           Encontro virtual reuniu especialistas para discutir soberania e ética na era da IA.

 

O evento contou com a participação do professor Ricardo Fabrino Mendonça, do Departamento de Ciência Política da UFMG e integrante da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da Universidade. Em sua fala, Fabrino compartilhou a experiência da comissão, que busca articular diferentes áreas do conhecimento para discutir diretrizes e ações institucionais para enfrentar as implicações éticas, técnicas e políticas trazidas pela adoção da IA.

IA soberana
Além do professor Fabrino, participaram a pesquisadora Priscila Gonsales, que apresentou recomendações para orientar políticas de governança de IA no ensino superior, e Jader Gama, que expôs propostas para a construção de infraestrutura tecnológica nacional voltada ao desenvolvimento de uma inteligência artificial soberana. A mediação foi feita por Tel Amiel, coordenador da Cátedra Unesco em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum.

Além da transmissão, o público pode acessar fórum de discussão para aprofundar os temas abordados. 

A realização é da Cátedra Unesco em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum, no âmbito do LEGIA, espaço criado para fomentar reflexões e propostas sobre o uso ético da IA no Brasil e na América Latina.