A discussão institucional sobre Inteligência Artificial na UFMG teve início em novembro de 2023, com a criação de uma comissão temporária. Liderado pelo Professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, o grupo contou com outros seis professores da universidade, que realizaram um amplo levantamento de documentos e tendências globais sobre IA em instituições de ensino e pesquisa. Em maio de 2024, as recomendações dessa comissão foram apresentadas à Reitoria e, posteriormente, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em junho do mesmo ano.
A partir dessas discussões, foi sugerida a criação de uma Comissão Permanente de IA, que foi oficialmente instituída em agosto de 2024. Inicialmente presidida pelo Professor Ricardo Fabrino Mendonça, a comissão passou a incluir novos membros, refletindo a diversidade de áreas da UFMG e ampliando sua capacidade de análise e ação. Além de debater a governança e o uso ético da IA na universidade, a comissão projetou um conjunto de ações estratégicas para o longo prazo, incluindo a elaboração de uma política institucional de IA.
Ao longo de 2024, a comissão consolidou sua atuação em torno de objetivos claros: compreender como as ferramentas de IA impactam a comunidade universitária, promover capacitações, articular colaborações nacionais e internacionais e fomentar pesquisas sobre o tema.