
Como parte da programação da Semana do Conhecimento UFMG, será realizado, nesta quinta-feira, dia 16, o segundo seminário Inteligência artificial, ética e universidade, organizado pela Comissão Permanente de Inteligência artificial da UFMG. As duas mesas de debate estão programadas para o período da manhã (das 9h às 12h), no Auditório 107 do Centro de Atividades Didáticas (CAD3), com participação de docentes da própria Universidade que estão na vanguarda das pesquisas sobre o tema.
O presidente da Comissão, o professor Ricardo Fabrino Mendonça, do Departamento de Ciência Política, avalia que o debate sobre as oportunidades, riscos e limites da IA precisa ser aprofundado, daí a programação regular de seminários sobre o tema. “A Comissão Permanente de IA entende que não podemos adotar um tom meramente encantado com as potencialidades nem uma visão apocalíptica e proibitiva. Trata-se de uma tecnologia com consequências profundas que precisam ser manejadas com responsabilidade e reflexão coletiva. A universidade é o espaço apropriado para esse tipo de reflexão e entendemos que há um aprendizado institucional nesse processo de lidar com uma tecnologia emergente que é profundamente transformadora”.
No ensino e na pesquisa
A primeira mesa vai tratar do uso de IA no ensino e terá início às 9h, com participação da professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAfich), Marcos Oliveira Prates, do Departamento de Estatística (Dest), do Instituto de Ciências Exatas (Icex) e Ronaldo Gomes Jr., da Faculdade de Letras (Fale). A mediação dessa primeira mesa será feita pela diretora de Educação a Distância e Educação Digital, professora Vilma Macagnan.
Logo depois, das 10h30 às 12h, os professores Raquel Oliveira Prates, do INCT em Inteligência Artificial Responsável para Linguística Computacional, Tratamento e Disseminação de Informação (INCT TILD-IAR), Michele Nogueira do INCT IA e Cibersegurança e Tiago Novo, do Instituto de Geociências (IGC), debaterão IA na pesquisa, com mediação do professor Ricardo Fabrino Mendonça.
O primeiro seminário do ciclo foi realizado no mês de setembro, quando foi apresentado resultado de consulta para compreender como a comunidade universitária utiliza a IA nas suas práticas cotidianas.