Evento promovido pelo GIZ reuniu especialistas para refletir sobre o papel da IA na universidade
Debate destacou desafios e possibilidades para a educação diante do avanço das tecnologias
No dia 13 de agosto, a Pró-reitoria de Graduação da UFMG promoveu o Seminário Integração Docente 2025/2, que nesta edição discutiu o tema Universidade, inteligência artificial e processos de ensino-aprendizagem. Produzida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), a atividade reuniu especialistas para refletir sobre o impacto e os desafios da IA no ensino superior.
Participaram do debate o professor Ricardo Fabrino Mendonça, presidente da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG e docente do Departamento de Ciência Política, e a pedagoga Rafaela Esteves Godinho Leal, da GIZ. A mediação foi feita pela professora Patricia Nascimento Silva, da Escola de Ciência da Informação.
Ao longo do encontro, foram abordadas as implicações da IA nos processos de ensino e aprendizagem, as possibilidades de inovação nas metodologias pedagógicas e a importância de garantir que o uso dessas tecnologias esteja alinhado aos princípios acadêmicos e à missão pública da universidade.
A gravação do seminário está disponível no canal da CAC no YouTube e pode ser acessada neste link.
