• Instituto
  • Programas
  • Publicações
Serge Gruzinski - École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris
pesquisador evento vídeos outras informações

CÁTEDRA FORD: CRIMINALIDADE, VIOLÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Período: 07 a 21 de junho de 2007

Indicação: Professora Eliana Regina de Freitas Dutra, Professora do Departamento de História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG

Serge Gruzinski é francês, historiador, paleógrafo formado pela École de Chartes, professor na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), curador do Museu do Quai Branly, de Paris.
É autor de vários artigos e ensaios e também das seguintes obras já com tradução brasileira: A Colonização do Imaginário: Sociedades Indígenas e ocidentalização no México Espanhol, sécs. XVI-XVIII; A Guerra das Imagens: de Cristovão Colombo a Blade Runner(1492-2019); O Pensamento Mestiço. Seu livro: As Quatro Partes do Mundo foi publicado pela Editora da UFMG.

História e mundialização

Data: 11 de junho de 2007
Auditório da Reitoria / UFMG

Quais são as pistas que o estudo do passado nos oferece para compreender o processo contemporâneo de mundialização? Para responder à questão, dois exemplos serão tirados a partir da experiência de Gruzinski como pesquisador sobre a América Latina: examinar-se-ão os relatórios entre “mundialização, identidades e mestiçagens” bem como os antigos vínculos entre “Islã, Europa e América”. Para concluir, serão levantadas as diferenças entre “globalização” e “mundialização”, mostrando que a observação das coisas do passado nos auxilia a localizar e ler processos freqüentemente confundidos nas análises contemporâneas.