• Instituto
  • Acontece
  • Programas
  • Publicações
Workshop “Kant, ciência e natureza humana” acontece em dezembro

Entre os dias 03 e 04 de dezembro será realizado o Workshop “Kant, ciência e natureza humana” na sala de Seminário 1010 da Escola de Engenharia da UFMG.

Com organização da professora residente do Ieat, Patrícia Maria Kauark Leite, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, o evento é aberto ao público e irá oferecer certificado.

Sobre o evento:

O Workshop “Kant, ciência e natureza humana” é uma atividade de um projeto coordenado por Patrícia Kauark Leite, professora residente do Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinares (IEAT-UFMG), na área de filosofia kantiana contemporânea. O seu objetivo principal é o de promover uma pesquisa colaborativa internacional entre os membros do grupo Contemporary Kantian Philosophy Project (CKP), coordenado pelos professores Robert Hanna e Dietmar Heidemann, com sede na Universidade de Luxemburgo, com o grupo de filósofos kantianos e analíticos brasileiros, a fim de explorar a natureza da cognição humana e da racionalidade prática a partir do ponto de vista kantiano. Tal projeto visa integrar pesquisadores da Europa (Luxemburgo, Holanda, Alemanha), dos Estados Unidos e do Brasil com a finalidade de desenvolver uma pesquisa original a ser publicada em forma de artigos em periódicos, ensaios e livros pelos membros do grupo.

Além de promover a interação entre pesquisadores do grupo “Contemporary Kantian Philosophy”, filósofos kantianos e analíticos brasileiros e demais pesquisadores interessados, o evento irá realizar um debate em torno do livro “Kant, Science, and Human Nature, publicado pela Oxford Univ. Press (2006), com o próprio autor, Robert Hanna, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e também contribuir para o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa internacional transdisciplinar.