• Instituto
  • Programas
  • Publicações
José Jorge de Carvalho

Membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, José Jorge de Carvalho é graduado em Composição e Regência pela Universidade de Brasília – UnB (1973), mestre em Antropologia Social (Etnomusicologia) pela The Queen’s University Of Belfast (1978) e doutor em Antropologia também pela The Queen’s University Of Belfast (1984). Concluiu pos-doutorado pela Rice University (1995) e pos-doutorado pela University of Florida (1996). Foi Catedrático Tinker Professor na University of Wisconsin – Madison (1999). É professor titular no Departamento de Antropologia da UnB e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas seguintes áreas: Etnomusicologia, Estudos Afro-brasileiros, Estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas. É Pesquisador 1A do CNPq.