• Instituto
  • Programas
  • Publicações
Chamada Programa Professor Residente

Professores e pesquisadores internos à UFMG poderão se candidatar, de 11 de novembro de 2018 a 11 de março de 2019, a uma das seis vagas do Programa Professor Residente do IEAT.

Os projetos de pesquisa poderão ser submetidos individualmente ou em conjunto por dois professores pesquisadores e podem participar docentes da UFMG em exercício e eméritos ou aposentados que desenvolvam atividades como voluntários na Universidade. Os aprovados irão realizar a residência durante um ano, contemplando o período de 1º de agosto de 2019 e 31 de julho de 2020.

As inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br até o dia 11 de março de 2019.

Todas as informações para a participação no programa, incluindo a Chamada, Regulamento e o Formulário de Inscrição estão disponíveis nos links abaixo:

Os resultados serão divulgados no dia 03 de maio de 2019, por meio de ofício e demais canais de comunicação do IEAT.

Das contrapartidas do Programa
Ao residente é oferecido apoio logístico, através da secretaria do IEAT, bem como, dentro das possibilidades orçamentárias do Instituto, a concessão de passagens e diárias ao residente que necessite participar de eventos que estejam previstos no projeto. Será concedido auxílio para publicações de trabalhos oriundos dos projetos de residência via Editora UFMG e prioridade ao residente em indicar nomes para participação no Programa Cátedras do IEAT.

Durante a residência, será concedida, ao departamento do origem do candidato aprovado, complementação de bolsa acadêmica para que alunos da pós-graduação da UFMG, selecionados por meio de edital, possam contribuir com os encargos didáticos do docente afastado na graduação.