• Instituto
  • Programas
  • Publicações
Seminário Anual IEAT 2018

O IEAT realiza o seu Seminário Anual nos dias 18 e 19 de outubro no Auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas 3 da UFMG (CAD3). Realizado desde 2007, o Seminário Anual do IEAT é um encontro tradicional do Instituto com a proposta de apresentar para a comunidade um extrato de suas atividades durante o ano.

O Seminário é aberto ao publico amplo, com entrada franca. Será emitido certificado de comparecimento a quem solicitar. Inscrições prévias podem ser feitas mediante formulário eletrônico.

Segundo o professor Estevam Las Casas, diretor do IEAT, neste ano, quando se aproximam os 20 anos do Instituto, e em consonância com o tema desta semana do conhecimento, “o Seminário Anual do IEAT 2018 será um espaço para apresentarmos pesquisas desenvolvidas no Instituto, e termos a oportunidade de debater sobre a desigualdade no Brasil. Dados recentes indicam que os 5% mais ricos possuem mais de 95% da riqueza do país, e recentemente temos visto milhões de pessoas desempregadas, levando-nos de novo a aparecer no mapa da fome. Os avanços tímidos das última décadas se vêem ameaçados de reversão”. “O Seminário Anual do IEAT é um momento de reflexão, quando buscamos também ouvir da Universidade críticas e sugestões ao nosso trabalho, bem como apresentar as pesquisas de residentes e grupos de pesquisa”, destaca o professor Las Casas.

2018_Seminario_anual_cartazNo dia 18, o Seminário contará com a presença de Marcelo Medeiros, pesquisador do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da UnB para a conferência de abertura do evento sobre o tema Educação, desigualdade salarial e pobreza no Brasil. Em seguida, as professoras da UFMG, Simone Wajnman (Cedeplar/FACE) e Marisa Ribeiro Teixeira Duarte (FaE) realizam a mesa-redonda Desigualdade: uma questão transdisciplinar.  Para fechar a parte da manhã do primeiro dia, será realizado o Lançamento do e-book Memorandum IEAT.

No mesmo dia, terão início as apresentações dos projetos dos professores residentes do IEAT, com a participação de Marisa Ribeiro Teixeira Duarte (FaE), Samira Zaidan (FaE), Andityas Soares de Moura Costa Matos (Direito) e Raoni Guerra Lucas Rajão (Engenharia).

No dia 19, a programação dará prosseguimento às apresentações dos professores residentes, com a participação de Fabiana de Menezes Soares (Direito), Mauro Luiz Engelmann (FAFICH), Maralice de Souza Neves (FALE) e Maria Angélica Melendi de Biasizzo (EBA).

O Seminário Anual do IEAT 2018 integra a 27ª edição da Semana do Conhecimento, que traz a proposta de realizar uma reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com setores da sociedade. Com o tema “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”, a edição integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

[Atualização: a professora Cláudia Cardoso Martins, da FAFICH, em função de outro compromisso, não poderá participar desta edição do Seminário Anual do IEAT.]