• Instituto
  • Acontece
  • Programas
  • Publicações
IEAT oferece disciplina com enfoque transdisciplinar

Com enfoque transdisciplinar, desafios e oportunidades nas diversas áreas do conhecimento serão abordados na disciplina “Tópicos em Estudos Transdisciplinares: questões contemporâneas da sociedade e das territorialidades”, que será oferecida no primeiro semestre de 2020 para estudantes da UFMG. A disciplina está aberta para alunos de graduação e pós-graduação.

O conteúdo das aulas irá abarcar temas como a imigração e refúgio no Brasil a partir de estudos em Linguística Aplicada, o sistema de exclusão na cidade neoliberal brasileira, o controle da transmissão da dengue, a Saúde e a Gestão de Recursos Humanos no Brasil, a proliferação de desinformação nas plataformas digitais e a diversidade genômica e sua relação com doenças complexas no Brasil.

As aulas serão ministradas pelos professores residentes Allan Claudius Queiroz Barbosa da Faculdade de Ciências Econômicas, Denise Morado Nascimento da Escola de Arquitetura, Eduardo Martin Tarazona Santos e João Trindade Marques, ambos do Instituto de Ciências Biológicas, Fabrício Benevenuto do Instituto de Ciências Exatas e Luciane Corrêa Ferreira da Faculdade de Letras da UFMG.

A disciplina tem carga horária de 60 horas (quatro créditos). As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 14h às 18h, em local a ser divulgado. Acesse abaixo a ementa da disciplina:

Sobre o procedimento de matrícula
Aos estudantes dos cursos de graduação serão ofertadas vinte vagas, modalidade Formação Livre, através do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga) na 3ª fase de matrícula. O código da disciplina é UNI116. Vinte vagas serão ofertadas para estudantes da pós-graduação, através do código da disciplina LIG948F. Estudantes regulares do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) devem fazer a matrícula online via sistema de 02 a 12 de dezembro de 2019. Instruções no site do Poslin.

Estudantes de outros programas de pós-graduação da UFMG podem requerer matricula na disciplina através do “Formulário para requerimento de disciplinas eletivas”, que deverá ser preenchido e entregue presencialmente no dia 03 de março de 2020 na sala 4035 da Faculdade de Letras da UFMG. Instruções para matrícula neste link.

Havendo vagas, a disciplina estará disponível como isolada aos demais interessados sem matrícula na UFMG, seguindo a data do calendário acadêmico.