• Instituto
  • Programas
  • Publicações
José Nelson Amaral – University of Alberta

ARTIGO_NELSONComunicação efetiva de resultados científicos”

A comunicação é essencial para o avanço da Ciência. Os avanços tecnológicos e a proliferação de dispositivos pessoais mudaram a maneira como pessoas se comunicam em todos os aspectos da vida. A comunicação científica também tem sido profundamente afetada por tais mudanças e, portanto, é importante refletir sobre as formas eficazes de comunicar os resultados científicos aos cientistas que são inundados de informações. Este artigo defende a comunicação orientada ao receptor na Ciência, discute como apresentações orais eficazes devem ser preparadas e apresentadas, fornece conselhos sobre o processo de pensamento que pode levar a artigos científicos que se comunicam de forma eficaz, discute a metodologia adequada para produzir dados experimentais que são relevantes e oferecem conselhos sobre como apresentar esses dados de maneira que levem à formulação de afirmações corretas que são apoiadas por dados.

Clique no link abaixo para fazer download do .pdf do artigo.

Os direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual de todo o material disponível em https://www.ufmg.br/ieat são de propriedade dos autores e podem ser reproduzidos desde que citada a fonte.