• Instituto
  • Acontece
  • Programas
  • Publicações
Lançamento do livro ‘O sistema de exclusão na cidade neoliberal brasileira’

A professora Denise Morado, da Escola de Arquitetura da UFMG e residente do IEAT, vai lançar no dia 30 de novembro o livro O sistema de exclusão na cidade neoliberal brasileira, pela Editora Lutas Anticapital. O lançamento do livro será realizado, a partir das 17h, pela plataforma Zoom, através deste link.

A atividade vai contar com a participação dos professores Estevam Las Casas, diretor do IEAT, Luciana Lago, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Henrique Novaes, da Universidade do Estado de São Paulo e membro do Conselho Editorial da Editora Lutas Anticapital.

Segundo o prefácio, de autoria da professora Luciana Lago, Denise Morado nos apresenta instrumentos metodológicos capazes de desvendar as percepções e (re)ações dos dominados às práticas excludentes que conformam a vida na cidade neoliberal brasileira, desnaturalizando o que ela define como “sistema de exclusão”. O livro revela a “frustração de uma intelectual que há anos se embrenha nas periferias da grande metrópole e se compromete com os que ali vivem, tentando apreender e compreender a complexidade da produção desses lugares” – destaca.

Sobre a autora
A professora Denise Morado possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Izabela Hendrix, mestrado em Arquitetura pela University of York, Inglaterra, doutorado em Ciência da Informação pela Escola da Ciência da Informação da UFMG e pós-doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG.  Atualmente é professora associada da Escola de Arquitetura da UFMG e coordenadora do grupo de pesquisa PRAXIS-EA/UFMG (Práticas sociais no espaço urbano).

O lançamento do livro é promovido pelo grupo IEAT/UFMG em parceria com o PRAXIS-EA/UFMG.