• Instituto
  • Acontece
  • Programas
  • Publicações
Webinários Desafios do conhecimento para um mundo melhor

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG inicia nesta quinta-feira, 20 de maio de 2021, a série de Webinários Desafios do conhecimento para um mundo melhor.

A iniciativa irá reunir pesquisadores de várias áreas do conhecimento para promover discussões sobre as principais as crises enfrentadas pela sociedade. Ao todo serão dezessete encontros temáticos que serão abordados numa perspectiva transdisciplinar. Os webinários serão transmitidos pelo canal do IEAT no Youtube, às quinta-feiras, às 19 horas. Serão concedidos certificados de participação aos que se inscreverem no dia do evento.

De acordo com os organizadores, os inúmeros avanços tecnológicos iniciados no século XX abriram diversas perspectivas para uma nova era para a humanidade. Contudo, junto dos benefícios promovidos por meio dessas tecnologias, a humanidade também tem enfrentado vários desafios. O consumismo desenfreado, a destruição da natureza, a circulação de fake news e os seus impactos nas democracias, o agravamento das desigualdades e do desemprego, além do ressurgimento de novas rupturas sociais entre países e indivíduos são alguns dos exemplos das principais adversidades que precisam ser enfrentadas.

Os webinários pretendem, desse modo, refletir sobre tais crises, mas também sucitar reflexões sobre potenciais saídas para a humanidade. “Novas formas de convivência, de educação, bem como melhores esquemas de representação política, da garantia efetiva das liberdades e de direitos e novos modelos de organização econômica são essenciais na busca de um desenvolvimento harmônico e para o bem comum” – destacam.

Acesse abaixo o cronograma completo: