• Instituto
  • Programas
  • Publicações
Programa Cátedras CALAS-IEAT recebe o professor Roberto Briceño

O professor Roberto Briceño-Leon da Universidade Central da Venezuela e Professor visitante da Universidade Federal do Ceará estará na UFMG como convidado do programa Cátedras CALAS-IEAT para uma série de atividades, incluindo ministrar duas palestras abertas ao público. Haverá emissão de certificados para quem se inscrever pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Sujeito à lotação em função da capacidade do auditório (75 lugares).

CARTAZ_GERAL_300K_ROBERTONo dia 09 de maio, ele ministra a palestra Cidade, institucionalidade e violência urbana a partir das 14 horas no Auditório Carangola da FAFICH/UFMG. Vai tratar das cidades no contexto latino-americano em sua relação estreita com os cenários de violência. As hipóteses explicativas dominantes descrevem esta relação como o resultado do aumento da pobreza e da desigualdade social, contudo, a conferência oferecerá uma interpretação alternativa, baseada em teorias de institucionalidade e nas diferentes expressões normativas, formais e informais que ocorrem nas áreas da estrutura urbana das cidades latino-americanas.

Já no dia 12 de maio, o professor Briceño ministra a palestra Os três tipos de violência policial e as políticas públicas às 19 horas também no Auditório Carangola da FAFICH/UFMG. Ele abordará como a violência policial tem sido estudada e criticada como se fosse um único tipo de comportamento. A palestra vai mostrar que a violência policial é resultado de três formas distintas de ação social, correspondendo a três instâncias diferentes da vida social: o nível individual, grupal ou estatal. Segundo Briceño, fazer essa diferenciação permite uma melhor compreensão das origens da violência policial, pois permite a análise dos diferentes atores e ações, além de forçar o desenvolvimento de políticas públicas específicas para prevenir e controlar cada um destes tipos de violência.

O professor Roberto Briceño vem à UFMG como convidado do Programa de Cátedras CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

Sobre o convidado
Roberto Briceño-Leon
é professor de Sociologia da Universidade Central da Venezuela e Professor visitante da Universidade Federal do Ceará. Diretor do Laboratório de Ciências Sociais, LACSO, e do Observatório da Violência da Venezuela. Foi professor e pesquisador da Universidade Sorbonne, França; da Universidade de Oxford, Inglaterra e do Wilson International Center for Scholars, Washington DC. Publicou mais de 200 artigos e 26 livros. Os mais recentes: Cidades de Vida e Morte (2017); A Modernidade Mestiça (2018); Os novos rostos da violência (2019) Tanatopolítica em Venzuela: Sicariato de Estado y derechos humanos (2022).