• Instituto
  • Programas
  • Publicações
Seminário Anual IEAT 2022

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG realiza nos dias 28 e 29 de junho o Seminário Anual IEAT 2022. O evento é aberto ao público mediante inscrição pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Os inscritos que assinarem a lista de presença receberão certificado.

Este ano o Seminário será realizado em dois espaços da UFMG. No dia 28 de junho as atividades se concentram no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1) e no dia 29 de junho na Sala de Seminários 1012 da Escola de Engenharia.

cartaz_SEMINARIO_ANUAL_2022No dia 28 de junho, às 14h30, Ailton Krenak, considerado um dos mais destacados ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas da atualidade, irá ministrar a conferência de abertura sobre o tema “A vida é selvagem”. Na sequência, às 16h, serão apresentados os resultados do projeto “Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil – Futuros Possíveis em 2040”, uma iniciativa lançada pela UFMG por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), com a participação do IEAT e da Chie Integrates.

No dia 29 de junho, às 9h, terá início o segundo dia do seminário com as apresentações dos grupos de pesquisa do IEAT: “PRAXIS-EA/UFMG + 10 anos”, “Por onde anda você? Estudos transdisciplinares de egressos da UFMG”, “Avaliação em Saúde na Perspectiva Transdisciplinar” e “Observatório das Plataformas Digitais”. A mesa será mediada pela professora Zilma Silveria Nogueira Reis, da Faculdade de Medicina e ex-integrante do Comitê Diretor do IEAT.

Às 10h40, será a vez dos professores residentes do IEAT apresentarem os resultados de suas pesquisas. Participam desta sessão os professores Sérgio Cirino e Andréa Guerra do Departamento de Psicologia e Cristiane Grillo do Departamento de Pediatria. A mediação será feita pela professora Maria Fernanda Salcedo Repolês da Faculdade de Direito e do Comitê Diretor do IEAT. Às 14h, os professores Claudio Paixão do Departamento de Teoria e Gestão da Informação, Geane Alzamora do Departamento de Comunicação Social e Heloisa Torres do Departamento de Enfermagem Aplicada fazem as apresentações dos resultados de suas residências, com a mediação da professora Heloisa Soares Moura Costa, do Instituto de Geociências e do Comitê Diretor do IEAT.

Já às 15h20, uma mesa coordenada buscará refletir sobre a atuação do IEAT no último ano, buscando indicar perspectivas futuras para o Instituto. No encerramento do Seminário, às 16h, será feita a apresentação de livros organizados e produzidos por residentes e ex-residentes do IEAT.

Acesse abaixo a programação completa: