Selen Ercan atua em pesquisas sobre a teoria e a prática da democracia deliberativa
Foto: Portal da Universidade de Canberra

A professora e cientista política Selen Ercan, da Universidade de Canberra, na Austrália, estará na UFMG em setembro como convidada do programa Cátedra FUNDEP/IEAT. Durante a visita, a pesquisadora terá o apoio do professor Ricardo Fabrino, do Departamento de Ciência Política, responsável pela coordenação das atividades da cátedra.

Durante a estadia na UFMG, Selen Ercan vai ministrar a Grande Conferência Why the Public Sphere Matters for Democratic Resilience no dia 16 de setembro de 2025, às 14h30, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. Aberta ao público, a conferência dará direito a certificado de participação. Para isso, é necessário realizar a inscrição pela plataforma Even3 e assinar a lista de presença no dia do evento.

Em resumo submetido à organização, Selen Ercan ressalta que, como ponto de partida de sua apresentação, buscará responder à seguinte pergunta: “Como as democracias resistem a momentos de crise e até mesmo conseguem se fortalecer a partir deles?”. Ela discutirá a necessidade de repensar o conceito de resiliência democrática a partir da lente da democracia deliberativa, uma abordagem que entende que a democracia é mais forte quando os cidadãos dialogam, escutam e refletem juntos em uma esfera pública aberta e inclusiva. “A resiliência democrática, nessa perspectiva, não se resume a instituições sólidas, mas também à proteção das qualidades deliberativas centrais da esfera pública: inclusão, abertura e reflexão crítica” – explica Selen Ercan.

Tomando como base os resultados de um projeto financiado pelo Conselho Australiano de Pesquisa (Australian Research Council), que compara como diferentes democracias respondem a ataques extremistas, em sua apresentação, ela pretende expor os fundamentos discursivos da resiliência democrática, com implicações mais amplas para enfrentar a polarização e outros desafios urgentes da democracia.

Já no dia 26 de setembro, Selen Ercan vai ministrar o Seminário Can Memory Activism Strengthen Democratic Resilience? “Doing democracy” after extremist attacks, às 14 horas, na sala 2094 da Fafich. A atividade é promovida pelo programa de pós-graduação em Ciência Política da UFMG e não exige inscrição.

Sobre a convidada

Selen A. Ercan é professora de Ciência Política e diretora do Centro para Democracia Deliberativa e Governança Global na Universidade de Canberra. Sua pesquisa explora como a participação deliberativa pode ajudar a enfrentar a crise da democracia e fortalecer a resiliência democrática. Ela é autora de três livros e mais de cinquenta artigos acadêmicos e capítulos de livros sobre a teoria e a prática da democracia deliberativa, examinando sua aplicação em uma ampla variedade de contextos, de fóruns estruturados à esfera pública mais ampla.