Economista, demógrafo e cientista social Vegard Skirbekk
Foto: Instituto Norueguês de Saúde Pública (NIPH)

O economista, demógrafo e cientista social Vegard Skirbekk, do Instituto Norueguês de Saúde Pública e da Universidade de Oslo, na Noruega, estará na UFMG entre os dias 22 e 30 de março como convidado do programa Cátedras de Curta Duração FUNDEP/IEAT. O professor Bernardo Lanza Queiroz, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Durante sua estadia na universidade, ele vai ministrar a Grande Conferência intitulada “Population stabilization and aging: a challenge to or a precondition for economic stability?”, em inglês, sem tradução. O evento terá lugar no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, no dia 24 de março, a partir das 14h30. Para participar, é necessário se inscrever pela plataforma Even3. Serão emitidos certificados de participação.

Vegard Skirbekk explica que o envelhecimento populacional e a baixa fecundidade são frequentemente vistos como indicadores associados ao baixo crescimento e ao desenvolvimento econômico limitado. Na conferência, ele vai discutir se esses fenômenos são, na verdade, a chave para a sustentabilidade global. Para avançar na sua argumentação, ele vai discutir o conceito de “inverno demográfico”, que descreve o declínio da renovação populacional como um fenômeno global, e propor uma visão alternativa, que analisa a estabilização populacional como precondição para a estabilidade econômica e ambiental.

Sobre o catedrático

Vegard Skirbekk é economista, demógrafo e cientista social, especialista em análise demográfica e estudos de coorte. Atualmente, é pesquisador sênior no Instituto Norueguês de Saúde Pública e também professor da Universidade de Oslo. Skirbekk tem se dedicado ao estudo da saúde, da produtividade e de seus determinantes associados sob uma perspectiva multidisciplinar, com ênfase no papel das mudanças nas demandas do mercado de trabalho, das transformações tecnológicas e culturais, bem como na variação das atitudes, crenças e competências das novas coortes. A pesquisa de Skirbekk foi publicada em diversos periódicos acadêmicos (incluindo nas revistas Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), The Lancet e Science) e tem sido apresentada em canais de divulgação científica.