A tecnologia consiste no processamento hidrometalúrgico de placas de circuito impresso de computadores para a produção de ouro e cobre de alta pureza. Além de garantir a recuperação eficiente desses dois metais, o processo permite a separação completa de diversos outros materiais (coprodutos) presentes nas placas, que podem ser diretamente reciclados ou reaproveitados. A pesquisa é coordenada pelo professor Dr. Daniel Majuste e pela professora Dra. Virginia Ciminelli, ambos docentes da Escola de Engenharia da UFMG.

No âmbito do E-Lab, outras tecnologias também estão em desenvolvimento. Dessa forma, está em fase de elaboração uma tecnologia, primariamente hidrometalúrgica, voltada para a recuperação de índio – metal estratégico – a partir de telas de cristal líquido presentes em desktops, laptops, televisores, smarthphones, tablets, entre outros dispositivos. Além disso, os resíduos eletrônicos provenientes de painéis fotovoltaicos também passaram a ser foco do E-Lab, e uma nova solução tecnológica está sendo concebida para possibilitar a recuperação e a reciclagem dos materiais presentes nesses sistemas.

Vale destacar que o E-Lab se configura como uma plataforma dedicada ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para a reciclagem não apenas de metais críticos e estratégicos presentes em resíduos eletrônicos, mas também de outros materiais, como plásticos, vidros e cerâmicos, promovendo uma abordagem mais ampla e integrada à economia circular.