Na quarta-feira, 17, a partir das 14h, o Integração Docente debate as experiências de articulação entre professores e alunos para a implantação do Ensino Remoto Emergencial na UFMG, adotado para viabilizar a retomada das aulas, em meio à pandemia de Covid-19. O 17º fórum promovido pelo programa será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC) no YouTube, no qual ficará disponível, e contará com tradução simultânea em Libras.

No evento, professores da Casa apresentarão ações colaborativas desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos, para adaptar as atividades ao contexto de distanciamento social, com qualidade e inclusão. Integrarão o painel os professores Fabiane Ribeiro Ferreira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Shirlei Sales, da Faculdade de Educação e integrante de um grupo de docentes responsável por propor experiência pedagógica coletiva com as turmas de graduação durante o primeiro semestre letivo de ERE; e Luiz Machado, vice-diretor da Escola de Engenharia.

“No período prévio à retomada das aulas, vimos movimentos coletivos diversos fazendo articulações por meio de reuniões de planejamento, trocas de conhecimentos e saberes sobre usos de tecnologias e metodologias para o ensino, busca ativa de estudantes, enfim, uma ampla mobilização em prol do retorno às aulas ‘sem nenhum a menos'”, explica Maria Flores Batista, diretora do GIZ/UFMG e professora da FaE/UFMG.  Questões como a dinâmica e o potencial dessas ações para a missão da universidade pública e para as atividades letivas no pós-pandemia também serão discutidas.

Participação especial 

Mantendo a tradição iniciada neste ano, de convidar docentes de outras instituições de ensino para proferir palestras durante os fóruns, o fórum contará com a presença de Eliane Amaral, pró-reitora de Graduação da Unicamp e professora titular de obstetrícia. A docente, que se dedica a temas como  saúde sexual e reprodutiva e educação para médicos e demais profissionais da área, falará sobre a formação e desenvolvimento docente na educação superior.

Informações: integracaodocente@ufmg.br

Imagem: Foca Lisboa/UFMG