Na próxima quarta, 24, acontece o 16º Fórum on-line do Programa Integração Docente. O evento tratará do tema Experiências de ensino presencial durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na graduação UFMG. Será de 16 às 18 horas pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac). Haverá tradução em Libras.

Após quatro meses de suspensão das aulas presenciais, o ERE foi assumido institucionalmente na UFMG, em agosto de 2020, como um regime de ensino adotado temporariamente para substituição das aulas presenciais durante o período de pandemia de COVID-19. Algumas disciplinas práticas da área da saúde, entretanto, pelas suas características, foram realizadas de forma presencial. Isso exigiu esforços coletivos de docentes, estudantes e da instituição para fazer as adequações de segurança, assim como as mudanças pedagógicas apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem.

Para compartilhar essa experiência, o evento trará três professoras da UFMG, Carolina Nemésio, da Faculdade de Odontologia, Fabíola Barone, da Escola de Enfermagem e Janaína Matos, da Faculdade de Medicina. Elas tratarão de três cenários de ensino diferentes: clínica odontológica e também a experiência mais recente de semi-presencial no laboratório de materiais dentários, rede de saúde na relação com os centros de saúde e relação com hospital/internato.

O Fórum também terá a participação de um convidado especial, o professor Valdes Bollela, médico infectologista e pesquisador da área de Educação Médica, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP- Ribeirão Preto. Ele fará uma palestra sobre as possibilidades e limites do ensino presencial na graduação no contexto de pandemia.

O Fórum foi pensado para explorar essas experiências e refletir sobre como elas podem contribuir para o planejamento do período de transição rumo ao pós ERE. Algumas questões a serem abordadas são: Como essas vivências do planejamento e desenvolvimento das atividades curriculares podem ser extraídas para as demais atividades? Quais cuidados e adaptações pedagógicas e de segurança são necessários?

Fóruns

Os Fóruns on-line foram criados como um espaço de interlocução com a comunidade universitária para discussão e reflexões sobre o ensino de graduação no contexto de pandemia. Eles são gravados e podem ser acessados no site do Programa Integração Docente.

Imagem: Lucas Braga/UFMG