Na próxima segunda, 17 de maio, acontecerá o 1° Seminário Integração Docente que abordará o tema Experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos Cursos de Graduação da UFMG. O evento será on-line, de 14 às 16 horas, pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac ). Haverá traduação em Libras.

O objetivo da iniciativa, novidade do Programa Integração Docente, é que sejam instituídos momentos para fortalecer a cultura de planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores e estudantes nas estruturas já existentes (departamento, colegiado, núcleo docente estruturante e outros setores) ou criando outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação.

Para essa primeira edição, foi programado um diálogo para compartilhar as experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) em articulação com a Comissão Própria de Avaliação da UFMG (CPA). Esses espaços institucionais são voltados para o acompanhamento, autoavaliação e proposição de ações estratégicas que repercutem na constituição de uma cultura institucional comprometida com o ensino de graduação.

O evento será um espaço para a socialização das experiências dos NDEs, anteriores ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), com apresentação de exemplos de como podem ser desenvolvidos os trabalhos desses Núcleos no pensar e avaliar o curso, apontando direcionamentos para o seu aperfeiçoamento. Será uma oportunidade, também, de instigar os NDEs na continuidade dos trabalhos e encontros que ocorreram e ocorrem para a articulação do trabalho dos cursos de graduação no âmbito do ERE. Como se constituíram essas experiências e quais as contribuições delas para o ensino de graduação? Existe algum potencial dessas experiências no cenário da universidade pública no ERE e para além do ERE?

A abertura do evento contará com a participação do vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira e da presidente da CPA, Viviane Birchal. A moderação será feita pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira. Em seguida, os representantes dos NDEs, professores Mariana Gonzaga (NDE Farmácia), Theles de Oliveira (NDE Administração), David Francisco (Ciências do Estado) e Maria Elisa Martins (Artes Visuais), compartilharão suas experiências.

Os próximos Seminários serão nos dias 28 e 29 de outubro. Mais informações sobre o Integração Docente podem ser encontradas no site do Programa.

Avaliação

A avaliação interna ou autoavaliação, no âmbito nas Instituições de Ensino Superior (IES), é realizada pela CPA. Trata-se de uma comissão prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e criada para conduzir os processos de avaliação interna da IES, bem como os de sistematização e de prestação das informações relacionadas à avaliação externa solicitadas pelo INEP. Ao acompanhar esses processos avaliativos, a CPA compõe um retrato institucional – Universidade e cursos – em seus relatórios anuais, identificando as dificuldades enfrentadas pelos cursos, bem como as boas práticas que poderiam ser incentivadas e replicadas em âmbito institucional. Apenas a partir desse acompanhamento torna-se possível traçar metas para a melhoria permanente dos nossos cursos e a manutenção da UFMG como uma das melhores Universidades do país e do mundo.

Nesse contexto, assumem particular importância os NDEs. Isso porque são eles os principais responsáveis pelos dados, que serão sistematizados e analisados pela CPA. Por meio do relatório anual – previsto no artigo 2º, inciso V, da Resolução CEPE n. 10/2018 – encaminhado a esta, o NDE fornece não só a avaliação do curso sob uma perspectiva eminentemente acadêmica, mas também dados sobre um dos órgãos de maior relevância no âmbito do curso: sobre ele próprio. Criado com a finalidade de realizar a interseção entre a dimensão do corpo docente e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é ele o órgão que possibilita a criação da identidade do curso e, por conseguinte, do seu reconhecimento em relação aos cursos oferecidos por outras IES.

Para colher os dados relacionados com as suas ações anuais prioritárias, a CPA tem elaborado uma Proposta de Relatório de Autoavaliação de Curso de Graduação, encaminhada no início de cada ano aos NDEs.