Após uma apresentação dos integrantes da Administração Central envolvidos no projeto, a professora Eliane Marina Palhares Guimarães, diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), deu início à primeira sessão de debates dos estudantes, que teve o tema Que bom? Que pena? Que tal? Diálogo entre estudantes sobre a experiência na Universidade no contexto atual.
Participaram dessa mesa os estudantes Emannuelly Amaral dos Santos, Sony Caldeira, Eulina Fernandes Damião, Raphael Colombo Gaspar, Carolina Freitas Schettino e Ronize Sena da Silva. O também estudante Wellyngton Poli, graduando do curso de Administração, mediou o debate, que pode ser assistido a partir do minuto 54 deste vídeo, que está disponível no canal do ICA no YouTube.
Integração docente e discente
“Deixo aqui a minha solidariedade a todos que perderam algum ente querido nesta pandemia”, disse a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, na abertura do evento. Ela lamentou que a edição piloto da “integração discente”, como o projeto estava sendo chamado, tivesse que ocorrer remotamente, mas lembrou: “A nossa prioridade neste momento é preservar a vida”.
“O momento é de empatia e flexibilidade”, pontuou a reitora. “É no coletivo que vamos encontrar a melhor maneira de seguir enfrentando este momento que é difícil para todos nós”, acrescentou. Em sua fala, Sandra Goulart Almeida lembrou que o campus Montes Claros foi seu último destino antes de a Universidade entrar em regime de isolamento social e as viagens cessarem. “Não vejo a hora de estarmos juntos de novo”, disse, reafirmando o caráter temporário do isolamento. “Vai passar”, acrescentou.
O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira afirmou que o projeto Diálogos com estudantes nasceu do interesse de que a UFMG se torne um espaço cada vez mais acolhedor. “Esses diálogos são apenas uma fração da imersão acadêmica que a gente tanto deseja e espera, envolvendo estudantes e professores”, disse.
No evento desta segunda, Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Graduação, Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão, e Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, destacaram, em suas falas, o potencial da iniciativa para incorporar os estudantes nas discussões de um projeto para a Universidade em tempos pandêmicos.
“A palavra do momento é colaboração: mais do que nunca estamos vendo o quanto é importante trabalharmos de forma colaborativa”, disse Benigna. De acordo com Cláudia Mayorga, a “extensão entra no projeto justamente tentando contribuir para que esse diálogo também tome como referência a sociedade em que nós estamos inseridos”. E Tarcísio Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, sustentou que o diálogo com os estudantes é um compromisso político da UFMG. “A cada conversa, saímos enriquecidos; vocês, estudantes, nos enchem de ideias, de paixão. É isso o que queremos.”
Sobre o projeto
A professora Maria José Batista Pinto Flores, diretora de Inovação e Metodologias de Ensino da UFMG, explicou a proposta do Diálogos com estudantes. “Trata-se de um projeto que articula espaços institucionais em favor de um encontro com os estudantes de graduação com o objetivo de aproximar, acolher, escutar, dialogar e registrar suas experiências no atual contexto universitário”, disse.
Segundo ela, a ideia é instaurar encontros virtuais em todas as unidades da UFMG. “Estamos, desde o mês de agosto, realizando reuniões quinzenais com diversas representações dos estudantes”, relatou.
O diretor do ICA, Leonardo David Tuffi Santos, celebrou a iniciativa: “É muito importante ter os estudantes como protagonistas da construção de uma universidade mais acolhedora, mais inclusiva, que respeite as diferenças”, disse.
O projeto Diálogos com estudantes contará com diversas atividades, como oficinas, rodas de conversas e um mural de experiências. Todas as informações estão disponíveis na página do programa Integração Docente.