Nesta quarta–feira, 17, de 14h a 16h, o Caed promove o webinar “Moodle: Recursos e Atividades”, que abordará ferramentas da plataforma Moodle, como podcasts, vídeos, animações, chats, fóruns, wikis, tarefas e questionários. O evento, traduzido simultaneamente em Libras, será transmitido pelo canal do Caed no YouTube

Ministrada pelas assessoras pedagógicas do Centro, Cristina Souza e Márcia Duarte, a capacitação apresentará os procedimentos para o manuseio desses instrumentos e sugestões para o seu melhor uso didático. Para tornar as lições mais efetivas, haverá um ambiente de testes, no qual os participantes podem acompanhar as orientações de forma prática e, chat para  esclarecimentos de dúvidas, ao final das explicações. 

A ação integra o programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas, que disponibiliza oficinas, minicursos, fóruns, webinars e outras atividades, destinadas a apoiar os professores da UFMG na utilização de recursos tecnológicos digitais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, que impôs a necessidade de isolamento social e a consequente suspensão das aulas presenciais.

A iniciativa prevê a oferta, ainda em junho, de quatro cursos de curta duração, com 15 horas cada, sobre temas ligados à educação a distância: “Introdução à EaD”, “Noções Básicas de Direitos Autorais”, “Introdução à Acessibilidade na EaD” e “Introdução à Webconferência na EaD”.

“Seria importante que todos os docentes tivessem possibilidade de fazer esse cursos para depois ofertarmos outros, mais avançados, inicialmente previstos para julho e abordando temas como mediação e avaliação e produção de material didático para EaD”, explica Eliane Palhares, diretora de EaD da UFMG. 

Confira o convite da professora para conhcere outras ações promovidas pelo Caed no programa.