Aqui é meu lugar

Não temos receio de afirmar que o período de convivência nesta Universidade será uma experiência marcante em sua vida. Usufrua de tudo o que a UFMG pode lhe propiciar; seja presença constante em sala de aula; envolva-se em projetos de pesquisa, monitoria e extensão; informe-se sobre os programas de mobilidade acadêmica e procure deles participar; fique atento aos diversos eventos sediados na Instituição; não tire os olhos da agenda cultural da UFMG; procure participar, por meio de representação discente, dos Colegiados Superiores e de outros Órgãos Universitários. Tudo isso contribuirá para sua formação nesta Universidade.

Este site é especialmente dirigido ao estudante de graduação recém-ingresso na UFMG. Nele, você encontra informações básicas sobre a estrutura e o funcionamento da Instituição.

Ao longo de seu curso, fique atento para não incorrer em procedimentos que possam levar à sua exclusão da UFMG. Não é difícil respeitar os parâmetros estabelecidos por esta Universidade: matricular-se em todos os semestres, observando os períodos definidos no Calendário Acadêmico; observar a frequência mínima exigida; apresentar desempenho acadêmico mínimo e concluir o curso dentro do prazo máximo permitido.

Lembre-se, sempre, de que seu curso é administrado por um Colegiado, cuja coordenação, exercida por um(a) professor(a) do seu curso, deve ser sua principal referência para as questões acadêmicas. O Colegiado de Curso é a primeira instância a que você deve recorrer para dirimir dúvidas e solucionar eventuais problemas. Assim sendo, procure logo saber em que sala da Faculdade / Escola / Instituto funciona a secretaria do seu Colegiado de Curso.

Você pode ainda recorrer à Diretoria Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que se localiza no 6º andar do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, cujo e-mail é diretoriaacademica@prograd.ufmg.br, ou à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que fica no saguão do prédio da Reitoria, 2º andar. O e-mail é info@prae.ufmg.br.