Sobre a UFMG

Considerada pelos sistemas de avaliação do ensino superior no Brasil uma das melhores universidades do país, a UFMG está bem-posicionada nos mais diversos indicadores acadêmicos.

As pesquisas realizadas nas suas diversas unidades acadêmicas ganham cada vez mais espaço em revistas especializadas, no Brasil e no mundo. Em 2014, a Scopus – considerada a maior base mundial de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades – registrou uma publicação média de mais de três mil artigos em periódicos de alto impacto internacional. Entre os professores, 734 são pesquisadores do CNPq. O número de patentes nacionais e internacionais registradas pela UFMG também tem crescido nos últimos anos, alcançando um total de 760 no fim de 2014. A UFMG conta ainda com mais de 800 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

Os resultados alcançados pela UFMG no âmbito do ensino de graduação podem ser verificados por meio de avaliações internas e externas, que comprovam a confiabilidade institucional com elevados índices de produção intelectual e científica. Exemplos desse desempenho são os ótimos resultados obtidos nos principais índices: Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos são baseados nos valores do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em parâmetros como a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.

No que tange à pós-graduação, os resultados podem ser medidos pelos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia a qualidade do ensino, a produção científica e a infraestrutura de cursos de mestrado e doutorado. Cerca de 69% dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG obtiveram, até 2014, as melhores notas na avaliação da Capes.

A Universidade oferece cursos de educação a distância, que se estruturam nos níveis de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Esses cursos estão presentes em 24 cidades-polo, localizadas em todas as regiões do estado.

Integram a UFMG quatro campi: o campus Pampulha, que reúne a Reitoria, os órgãos da administração central e a maioria das Unidades Acadêmicas; o campus Saúde, onde se localizam a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Complexo do Hospital das Clínicas; o campus regional em Montes Claros, onde se localiza o Instituto de Ciências Agrárias (ICA); o campus cultural da UFMG em Tiradentes. A Faculdade de Direito e a Escola de Arquitetura localizam-se na região central de Belo Horizonte.

Órgãos

Instâncias da Reitoria mantêm estreita relação com os estudantes de Graduação da UFMG: a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a Ouvidoria UFMG, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e a Diretoria de Ação Cultural (DAC). A Universidade conta, ainda, com três outras Pró-reitorias Acadêmicas, cuja atuação poderá interessar ao aluno de graduação: a Pró-reitoria de Pesquisa, a Pró-reitoria de Extensão e a Pró-reitoria de Pós-graduação. A seguir, apresentamos um breve resumo das funções desses órgãos. Saiba mais neste link.