Centro de Museologia (CeMus)

Apresentação

Criado em 1994, o Centro de Museologia (CeMus) constitui um dos principais segmentos setoriais do MHNJB, sendo responsável pela coordenação e execução de atividades técnicas de Museologia e Museografia. Integrado ao CeMus encontra-se a área de Quarentena/Pesquisa e uma das Reservas Museológicas da instituição cuja área é ocupada pelo acervo constituído por peças das seguintes áreas de pesquisa: Arqueologia Pré-Histórica, Paleontologia, Mineralogia, Zoologia, Etnografia e Arte Popular.

 

Atividades desenvolvidas

As principais atividades do CeMus consistem em orientar na conservação e aquisição do patrimônio museológico em consonância com a política de acervos institucional, bem como zelar por sua integridade, preservação, desenvolvimento e aperfeiçoamento. Entre as atividades técnicas estão à organização, inventário e informatização da documentação museológica, além do planejamento e realização de exposições permanentes, temporárias e itinerantes.

Inclui-se entre suas ações colaborar no planejamento e execução de atividades educativo-culturais, bem como realizar treinamento técnico de recursos humanos que envolvam os acervos do MHNJB, em colaboração com os Centros Especializados e setores do Museu.

Compete ainda ao CeMus acompanhar sempre que possível, atividades de pesquisa diretamente relacionadas ao acervo, divulgar trabalhos de natureza técnico-científica no campo de conhecimento da Museologia, através de publicações em boletins, revistas, congressos, seminários, simpósios e outros, além de promover o intercâmbio e cooperação interelacional com os segmentos setoriais do MHNJB e instituições nacionais e estrangeiras.