LINKS RÁPIDOS
• Agendamento de Visitas
• Como chegar
• Contato

• Parceiros
• Expediente
PROJETO MURALISMO
ExposiÇÃo:
“PROJETO MURALISMO
INTERCÂMBIOS POSSÍVEIS”


O UNIVERSO DOS MITOS E LENDAS - os elementos da natureza e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

No dia 20 de dezembro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG realizou, durante o Verão no Museu 2009, a inauguração de mais uma obra de arte. São novos murais com o tema “O universo dos mitos e lendas - os elementos da natureza e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG”, que buscam estabelecer uma relação entre o patrimônio folclórico (cultural) e o meio ambiente.

Eles fazem parte do Projeto Muralismo – Intercâmbios Possíveis, fruto do Centro Especializado de Arte Ambiental do Museu, que propõe aliar ciência e arte na busca por uma maior conscientização ambiental e valorização da natureza e da vida.

Os novos murais têm em sua composição figurativa personagens das lendas brasileiras, como a Iara, o Saci-Pererê, o Boitatá e o Curupira, integrados a elementos representativos do ambiente do Museu, e estão relacionados aos elementais da natureza água, ar, fogo e terra.

Para a realização desses, foi aberto um edital público, que selecionou 20 artistas com a proposta de produzir arte coletivamente. Os artistas selecionados foram: Álvaro Tomé, André Gomes, Bárbara Ahouagi, Bárbara Mol, Bruna Lott, Clarice Jacob, Eduardo Sá, Frederico Eustáquio - Negro F, Glays Valdez de Lima, Jayme José Junior, João Maciel, Leonardo Scheffer Bianchi, Loreno Ross Brandão, Luana Aires, Luiz Lemos, Marcel Inácio, Mariana Zani, Marília Fiuza Queiroz, Olivia Loureiro Viana, Rafael Cardoso, Renata Soares Lacerda, Sandra Lima e Silva, Wagner Gonçalves Ferreira e Wilson Rodrigues.

Os murais foram realizados com o apoio institucional do MHNJB, com a Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE) e com a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG.

O PROJETO

O Projeto Muralismo, que tem uma proposta de intercâmbio artístico e cultural, é uma iniciativa de artistas de dois países, os artistas argentinos, Juan José Garcia, Maria Paula May, Anabel Orellana e Manuel Agustin Barbelli, que se uniram aos artistas brasileiros, Marcel Martins L. Diogo, Tereza Daré e Ana Paula Alves, e tem por premissa realizar e difundir a Arte Muralista, presente em toda a América Latina e de grande importância social, cultural e política.

No processo criativo dessas atividades é utilizada a técnica do esgrafiado, que se baseia na elaboração de imagens por meio do desbaste de uma sequência de camadas de diferentes cores. O processo de construção e as técnicas foram transmitidos pelos artistas visitantes, que trabalharam em conjunto com os artistas brasileiros.

As primeiras ações do grupo foram desenvolvidas no mês de julho de 2009, em parceria com a UFMG, e proporcionaram a construção de dois murais, um na Moradia Universitária II e o outro no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Cada um deles foi criado utilizando-se essa mesma técnica.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Muralismo e a técnica do Esgrafiado, além de compreender melhor o projeto desenvolvido e a importância da conscientização a respeito da nossa cultura, arte e a necessidade de preservação da natureza, poderá comparecer MHNJB para conferir os murais e o Centro Especializado de Arte Ambiental do Museu.


Para saber mais, acesse:
http://www.projetomuralismo.blogspot.com/

Contatos:
Marcel Martins Diogo – marceldiogo@yahoo.com.br
Tereza Daré - tereza.dare@yahoo.com.br


 topo
Presépio do Pipiripau
Clique nas miniaturas para ver uma imagem