Tecnologia da Pedra Lascada

INIZAN, Marie-Louise; REDURON-BALLINGER, Michèle; ROCHE, Hélène; TIXIER, Jacques. Tecnologia da pedra lascada. Tradução, revisão, atualização e complementação por RODET, Maria Jacqueline; MACHADO, Juliana de Resende. Belo Horizonte: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, 2017. (Préhistoire de la pierre taillée; 5).

Edição traduzida do francês, revisada, atualizada e ampliada do livro originalmente publicado na década de 1980. Essa obra apresenta a inovação, em sua análise metodológica, de considerar o viés etnográfico na compreensão da produção de instrumentos de pedra lascada, levando em conta fatores ambientais, culturais, econômicos e cognitivos. Os instrumentos de pedra e seus restos de produção são vistos como um conjunto de informações conectadas, a partir do qual o pesquisador recupera dados brutos e constrói suas interpretações.

As pesquisadoras do MHNJB, Maria Jacqueline Rodet e Juliana de Resende Machado, traduziram a última edição da obra francesa, enriquecendo o léxico e o vocabulário final para adaptá-lo ao contexto brasileiro. A revisão foi feita com a colaboração de Jacques Pelegrin.

Interessados podem entrar em contato com Déborah Duarte-Talim pelo e-mail delsduarte25@gmail.com para maiores informações e encomendas.