Volume 20 – n 2

Editorial:

Manter a continuidade da publicação “Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG” faz parte do esforço para consolidar, mais a mais, um projeto de divulgação científica, que é característica das melhores instituições dessa natureza. A preservação do conhecimento e da memória, através de publicações é um meio eficaz e de reconhecida credibilidade nos meios acadêmicos e científicos. Portanto, faz-se imperativo reunir esforços para essa realização.
Pesquisar, organizar, gerar conteúdos e publicar não é tarefa fácil para o pesquisador; demanda tempo, trabalho e dedicação. Tornar factível a publicação dos resultados desses trabalhos merece mais que uma atenção especial por parte das instituições que abrigam essas pesquisas – passa a ser um compromisso. Portanto urge que o Museu de História Natural e Jardim Botânico retome, de maneira periódica, continuada e sistemática, a sua publicação oficial.
Já nesta gestão publicamos o volume XIX, que tratou como conteúdo de base trabalhos relativos aos resultados de pesquisas da arqueologia pré-histórica. Agora com o volume XX, em dois tomos, o Museu retoma a publicação, cujo tema aborda a investigação ligada à cartografia histórica. Essa é mais uma etapa vencida para a efetivação desse compromisso.
Outra iniciativa nesse sentido foi a composição em 2012 do Conselho Editorial da publicação “Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG” efetivando uma estrutura formal e regimental, que priorize o rigor científico e a qualidade da informação. Essa ação pretende respaldar mais ainda a credibilidade e a continuidade dessa publicação e consolida definitivamente sua periodicidade semestral. A contribuição não só de pesquisadores da instituição como também de instituições convidadas, ampliará e democratizará o espaço do diálogo, das ideias e da divulgação científica, marcando a presença do MHNJB no circuito editorial científico, nas bibliotecas e nas instituições ligadas à pesquisa e à ciência.

Fabrício Fernandino
Diretor (na época) do Museu de História Natural e Jardim Botânico / UFMG


< Voltar