Volume 22 – n 2

Editorial:

Entre 1979 e 1981, incentivado pela pesquisa bibliográfica necessária à preparação das aulas de arqueologia brasileira, para as quais preparei um manuscrito que ia se tornar o livro “Arqueologia Brasileira”, iniciamos com estagiários e funcionários do Museu de História Natural da UFMG uma “Bibliografia geral da Arqueologia brasileira”. Esta foi publicada nos Arquivos do Museu de História Natural da UFMG (volume 4), acompanhada por uma “História da Pesquisa e da Bibliografia Arqueológica no Brasil”. Enquanto eu pesquisava as fontes bibliográficas, D. d’Avila Campos viajava para Rio de Janeiro e São Paulo para conseguir cópias xerográficas das obras que não existiam em nosso Setor de Arqueologia. Muitos colegas colaboraram para tornar possível a divulgação desta bibliografia. Esta, com 2.017 referências, foi logo amplamente utilizada pelos colegas arqueólogos.
Em 1985, julgamos necessário atualizá-la; ajudado por H. Diniz Ribeiro, publiquei um complemento com 899 novas referências no número 10 dos Arquivos do Museu de História Natural. No mesmo número, Alfredo Mendonça de Souza publicava, a pedido meu, uma “Análise bibliométrica da literatura de Arqueologia Brasileira”.
Dez anos mais tarde, tornava-se urgente realizar uma nova atualização. Para esta terceira versão da bibliografia, eu tinha reunido cerca de 1.000 novos títulos, incluindo as teses e dissertações que começavam a ser defendidas em maior número em algumas universidades brasileiras. Foi quando soubemos que Irmhild Wüst e Renato Kipnis também estavam reunindo uma impressionante relação de títulos; sugeri a estes colegas que colocássemos em comum o resultado das nossas pesquisas. Renato Kipnis se dispôs a unificar as três listas, dentro do molde informático utilizado por I. Wüst. Alessandra Miranda foi encarregada de verificar as citações, enquanto Rosângela de Paula Oliveira Bita cuidava da digitação e da editoração. Deste modo foi publicada a terceira versão em papel, que compôs o volume 14/15 dos Arquivos do Museu de História Natural da UFMG (anos 1994/1995).
Desde então, a multiplicação das pesquisas, dos arqueólogos e, em consequência, das publicações, tornou inviável a atualização por meio impresso. Decidimos preparar uma versão a ser divulgada pela INTERNET, no site do Museu de História Natural e do Setor de Arqueologia pré-histórica da UFMG. O trabalho de digitação foi realizado por R. de Oliveira Bita, enquanto o custoso trabalho de realizar a nova formatação, inserindo os bancos de dados anteriores, ficava a cargo de Rogério Tobias Jr.
Decidimos renunciar a levantar os novos títulos referentes à arqueologia brasileira do período histórico, para concentrar-nos na arqueologia pré-histórica. Inclusive, porque T. Andrade Lima (em 1993) e L. C. Symanski (em 2009) iniciaram o levantamento comentado da bibliografia relativa ao período que começou com a colonização europeia. Os títulos de arqueologia histórica anteriores ao ano de 1995, no entanto, permanecem no atual levantamento.
Solicitamos ao Promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, conhecido pela sua atuação em prol da preservação dos bens culturais, que preparasse um levantamento dos textos que amparam os arqueólogos e os órgãos patrimoniais em sua luta para a proteção do acervo arqueológico. Este levantamento pode ser consultado no final da lista bibliográfica geral.
Por outro lado, estamos conscientes que muitos títulos referentes à arqueologia pré-histórica podem-nos ter escapado, apesar dos esforços (para preparar a nova versão do livro “Arqueologia brasileira”, viajei estes últimos anos para os maiores centros de pós-graduação em arqueologia do país, lendo todas as dissertações e teses disponíveis no momento da minha visita). Mesmo assim, não tivemos como nos manter a par das dissertações e teses recentes não publicadas. Enfim, muitos erros podem ter sido cometidos nas citações, apesar do nosso empenho em verificar todas elas.
Assim sendo, esperamos contar com a colaboração dos colegas no sentido de nos informar sobre suas publicações novas ou esquecidas em nossa lista, de apontar os erros de citação e fornecer sugestões que acharem convenientes. Desta forma, esperamos que a Bibliografia de Arqueologia Pré-Histórica Brasileira não seja mais a obra de uns poucos autores, mas se torne a construção de uma comunidade cheia de vitalidade e capaz de se articular em prol do bem comum.
Para tanto, pode-se entrar em contato com Rosângela de Oliveira Bita que cuidará de corrigir e atualizar aos poucos a presente lista. Isto deverá ser feito através do mail rosangelabita@gmail.com A todos os nossos colegas, agradecemos desde já as colaborações.
Pode parecer inglório passar tempo coletando títulos e divulgando-os para uso dos demais pesquisadores; no entanto, vários colegas – particularmente professores – louvaram esta iniciativa nossa. Por isto, continuamos a empreitada, contando hoje com a colaboração de todos.

André Prous.


< Voltar