Ação, que termina no dia 23 de maio, faz parte das atividades da disciplina de Planejamento Social e Associativismo, do curso de Administração

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Alunos da disciplina de Planejamento Social e Associativismo, do curso de Administração, decidiram transformar o que aprenderam em sala de aula em uma ação concreta. O grupo está organizando uma ação solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis. O professor Frederico Mineiro é o responsável por coordenar o núcleo formado por estudantes do curso de Administração matriculados na disciplina e pelos dois bolsistas PBEXT e uma voluntária do “Projeto – 402148 – CMDRS: colaboração para gestão social, comunicação e participação. O docente conta que todos os anos, os estudantes escolhem um tipo de ação como doação de agasalhos e outros tipos de roupas. “O grupo observou que, na atual conjuntura, o índice de desemprego da população no município de Montes Claros, bem como a considerável condição da pobreza e da fome que ainda flagela muitas pessoas, sobretudo na periferias. Há muita gente em situação de rua ou sobrevivendo em moradias precárias em alguns lugares da periferia do município de Montes Claros, bem como nas comunidades rurais. Além disso, o grupo pretende discutir e incentivar a elaboração de projetos de pesquisa e de ações extensão que contemplem a cidadania, a ruptura com ações assistencialistas, autonomia dos grupos e comunidades e a geração de trabalho e renda com os grupos sociais empobrecidos”, explica o professor Frederico Mineiro.
A campanha
A iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e enviá-los aos grupos sociais vulneráveis em áreas urbanas e rurais do município de Montes Claros e municípios vizinhos caso haja demandas e a quantidade arrecadada permita. Para isso, foram montados pontos de coleta no campus: CAAD, restaurante universitário, biblioteca e moradia universitária. Cartazes indicativos da campanha foram colocados junto às caixas. Toda a comunidade acadêmica pode contribuir deixando a doação nos locais indicados até o dia 23 de maio.