Evento reúne trabalhos de instituições da Educação Básica, Técnica e Ensino Superior da região no campus Montes Claros

Dezesseis trabalhos foram selecionados para a Feira de Ciências em 2024
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais de diferentes instituições educacionais de toda a região este é o objetivo da 12ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros. Instituições de ensino interessadas em participar devem se inscrever o dia 15 de outubro. O tema desta edição é Águas do Sertão: ciência e cultura para enfrentar as mudanças climáticas, em consonância com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Essa temática inclui saberes, fazeres e culturas do sertão mineiro, tecnologias sociais, inovação, pesquisas para um mundo melhor, promoção da qualidade de vida, sustentabilidade, cidades sustentáveis, soluções para o clima, conhecimentos sobre a biodiversidade e os ecossistemas do sertão mineiro e bioeconomia”, explica o coordenador da Feira de Ciências, professor Charles Martins Aguilar.

Inscrições
Podem inscrever trabalhos na Feira de Ciências, estudantes e professores das escolas da Educação Básica, Técnica e Superior. O professor deverá ser o autor principal e responsável pela inscrição das propostas.Cada proposta poderá ter até seis (6) componentes na equipe, cinco estudantes e um docente. Conforme o edital, cada docente poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos.
A inscrição deverá ser feita até as 17h do dia 15 de outubro pelo e-mail: feiranortevale2025@gmail.com .
No ato da inscrição devem ser enviados os seguintes materiais:
Arquivo word contendo Título, Autoria, Resumo em parágrado único (com 1500 a 3000 caracteres com espaço) e referênciias bibliográficas, conforme modelo disponível neste link:
https://docs.google.com/document/d/12XKH0rPsK1SGHgm-J-lcrY88uv-rQkQM/

Seleção e resultado

A Mostra é limitada a 40 (quarenta) trabalhos, que serão selecionados por uma Comissão Científica, conforme os seguintes critérios:

  • Qualidade técnico-científica evidenciada pela explicitação do problema investigado e dos procedimentos de investigação;
  • Adequação dos trabalhos ao tema proposto para a 12a Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Qualidade textual, em observância às Normas da ABNT;
  • Criatividade e inovação no âmbito de geração de conhecimentos e tecnologias que apresentem relevância social e aplicação para a comunidade.

Durante a Feira de Ciências, uma comissão irá avaliar os trabalhos expostos. A divulgação dos trabalhos vencedores ocorrerá no dia 14 de novembro de 2025, a partir das 16h. De acordo com os critérios já estabelecidos, a Comissão Avaliadora classificará os melhores trabalhos, que serão premiados com certificados de apresentação, além de menção honrosa.

Concurso de Destaque da Divulgação Científica

Os participantes da Feira de Ciências são convidados a participar do Concurso de Destaque em divulgação científica (inscrição não obrigatória) pelo envio de vídeo pitch de 17 a 28 de novembro de
2025 para o E-mail: feiranortevale2025@gmail.com . O vídeo deverá ter o mesmo título do trabalho escrito. Vídeo com título diferente do trabalho será eliminado. Imediatamente em seu início o vídeo deverá trazer os nomes dos participantes, nome da escola, ano escolar e nome da cidade.

O vídeo deverá conter apresentação dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para a confecção do vídeo os proponentes poderão utilizar recursos diversos para a apresentação do
trabalho, tais como: maquetes, cartazes ou pôsteres digitais ou físicos, protótipos, animações, imagens do estande na Feira, entre outros. O vídeo deverá possuir duração de 3 a 5 minutos e ser disponibilizado via link privado do YouTube. Ao inserir o vídeo no YouTube utilize em “Visibilidade” a opção “Não listado” para que o vídeo fique disponível apenas para aqueles que
possuírem o link.

Após a postagem, o vídeo não deverá ser excluído pelo autor ou ter modo de visibilidade alterado. Os direitos autorais dos textos e imagens exibidas são de inteira responsabilidade dos/as
proponentes. O(a) professor(a) ou a escola deverá ter em sua posse a autorização para uso de imagem e áudio. Os vídeos poderão ser disponibilizados nos canais de comunicação do evento.
Os certificados de participação de participação no evento serão emitidos após a análise dos vídeos. Os três melhores vídeos receberão certificação de destaque em divulgação científica.

Confira o edital completo aqui.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)