Realizado pela primeira vez, evento tem como objetivo transpor os muros da academia e levar à população uma amostra vibrante e interativa das múltiplas facetas da produção universitária

O UFMG nas Ruas vai ser realizado na Praça Doutor Carlos neste sábado
Foto: Fábio Marçal I Prefeitura de Montes Claros

Neste sábado, 11, a Universidade Federal de Minas Gerais vai para o Centro de Montes Claros. Das 9:00h às 13:00h, na Praça Doutor Carlos, será realizada a primeira edição, do UFMG nas Ruas. O evento, que faz parte da Semana do Conhecimento da UFMG, tem o objetivo promover a integração da Universidade com a sociedade, tornando a produção acadêmica acessível e compreensível para toda a população.

Em Montes Claros, a programação inclui mais de 15 atividades com ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFMG na região, brincadeiras para as crianças e sorteios de brindes. Quem passar pela Praça Doutor Carlos poderá ver tudo de perto nos estandes, oficinas e apresentações montados no local. “Com esta ação, além de aproximar ainda mais a população e universidade, há uma expectativa de despertar o interesse pela ciência, tecnologia e cultura assim como mostrar a importância da universidade para o desenvolvimento social e econômico, e incentivar a curiosidade e o pensamento crítico nas pessoas”, explica o vice-diretor do campus Montes Claros, Alcinei Azevedo.

UFMG nas ruas também será realizado em Belo Horizonte no sábado seguinte, 18 de outubro, das 10h às 14h. Estão programadas mais de 40 ações, que serão expostas na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade – em frente ao Espaço do Conhecimento UFMG.

Sobre o UFMG nas Ruas e a Semana do Conhecimento

O UFMG nas Ruas, evento que integra a “Semana do Conhecimento UFMG 2025” visa democratizar o acesso ao conhecimento gerado na universidade, com uma amostra sobre a diversidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura desenvolvidas na UFMG. É um convite à sociedade para explorar, questionar e se maravilhar com as descobertas e inovações que emergem dos laboratórios e salas de aula da universidade.

A Semana do Conhecimento da UFMG é uma expressão regional e institucional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), trazendo a contribuição da UFMG na promoção do debate e da conscientização sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida no país. A SNCT é o principal evento de divulgação científica do país, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. De abrangência nacional, o evento é realizado há mais de vinte anos sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de forma descentralizada e envolvendo uma rede de atores locais, como universidades, escolas, museus e governos de todo o Brasil.

Em 2025, o tema da SNCT é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e a UFMG propôs sua apropriação regional com o tema “Do mar ao sertão: ciências, territorialidades e justiça climática”. O evento reforça a relevância e o papel da universidade pública como instituição transformadora da sociedade, estimulando a vocação científica e contribuindo para a valorização da educação, da ciência e da cultura no Brasil.

Programação em Montes Claros

Confira, abaixo, a relação de atividades do UFMG nas Ruas em Montes Claros.

  • Apoio A Agricultores Familiares Do Norte De Minas em Higiene, Produção E Saúde Pública;
  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • Floricultura e Jardinagem no Norte de Minas;
  • Atendimento Nutricional de Cães e Gatos: Parâmetro Vital;
  • Cursinho Comunitário do ICA – UFMG “ComunICA”;
  • Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação em Engenharia Florestal;
  • Neutraliza;
  • Curupiras – Brincando e Aprendendo;
  • Brinquedo para crianças;
  • Novembro Negro e Abril Indígena no ICA/UFMG: Educação, Memória e Resistência;
  • Capacitações Técnicas em Floricultura e Jardinagem da UFMG;
  • Engenharia de Alimentos em ação: ensinando e aprendendo;
  • PRO-ICA: Inclusão e Acessibilidade;
  • Utilização da biodiversidade vegetal norte mineira como instrumento de ensino na educação básica;
  • Memória, História Local e Patrimônio Cultural de Grão Mogol.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)