Em Montes Claros, a procura pelo Seriado foi 2,4% superior à do Sisu 2025

Alunos entram no campus Montes Claros durante a Mostra Sua UFMG
Foto: Júlia Oliva I UFMG

Um total de 45.571 candidatos confirmou suas inscrições para as provas da Etapa 1 do ciclo 2025-2027 do Seriado UFMG, que vai selecionar estudantes para ingresso na Universidade no ano letivo de 2028. “Esse volume de participação comprova o interesse dos estudantes do ensino médio, predominantemente de Minas Gerais, em contar com uma segunda alternativa para seu ingresso na UFMG”, avalia a reitora Sandra Goulart Almeida.

Responsável por ofertar 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade, o Seriado UFMG coexistirá com o processo seletivo atualmente em curso, que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e com os demais processos existentes na instituição: o de Habilidades (direcionado a formações no campo artístico) e os que selecionam para a Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) e para as licenciaturas em Educação do Campo (Lecampo) e em Letras-Libras.

O Seriado também segue integralmente as regras estabelecidas pela Lei de Cotas, de modo que, no mínimo, 50% dos alunos selecionados pelo processo serão oriundos da educação pública.

Perfil
A análise dos dados de inscrições, compilados pela Diretoria de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve), revela que, dos mais de 45 mil candidatos, 53,2% são oriundos de escolas privadas – 37,7% estudam sem bolsas e 15,5% são contempladas por bolsas – e 46,8% são provenientes de escolas públicas – 35,3% vieram de escolas municipais ou estaduais, e 11,5%, de unidades de ensino federais.

O perfil delineado é de um candidato predominantemente jovem, do sexo feminino e residente em Minas Gerais. Em relação à idade, cerca de 40 mil inscritos têm até 17 anos e cerca de 5 mil, de 18 a 25 anos.

As mulheres representam 64,69% dos inscritos, enquanto os homens somam 35,31% – proporção que se repetiu no Sisu 2025, segundo levantamento do Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Quanto à escolha dos locais para a realização da prova, 34.607 (mais de dois terços dos candidatos) optaram por fazê-la em Belo Horizonte, e 3.274 inscritos escolheram Montes Claros. No município do Norte de Minas, onde a UFMG oferta oito cursos de graduação, a procura pelo Seriado foi 2,4 superior à do Sisu 2025, que registrou 1.384 inscrições.

“As expectativas da Copeve foram superadas, já que esperávamos, para este primeiro ano, um número de inscritos entre 30 e 35 mil pessoas”, afirma a diretora Katia Pedroso Silveira. Em sua avaliação, foi um processo bem-sucedido, que transcorreu com tranquilidade no âmbito da organização, da logística e da própria relação com os candidatos. “As poucas intercorrências registradas foram resolvidas sem maiores dificuldades, e trabalharemos para que esse padrão se repita no dia das provas”, projeta Katia Pedroso.

As provas da etapa 1 do ciclo 2025-2027 serão aplicadas no dia 14 de dezembro. Neste primeiro ano, serão avaliados apenas os conteúdos programáticos correspondentes à primeira série do ensino médio. Atualmente, mais de 20 universidades brasileiras, entre federais e estaduais, contam com processos seletivos de avaliação seriada em vigência. Todas as informações relativas ao Seriado UFMG podem ser acessadas em seu site.

Alunos em aula durante a recepção de calouros
Foto: Lucas Braga I UFMG

Articulação com as escolas públicas
“Um dos objetivos do Seriado UFMG é fortalecer nossa presença e a articulação da Universidade com as escolas públicas de educação básica. Nesse sentido, nosso objetivo foi cumprido, o que pode ser atestado pelo grande número de inscrições e pelo número expressivo de participação de estudantes de escolas públicas, em especial das estaduais. Não podemos deixar de destacar a parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e com as secretarias municipais de educação ao longo do processo”, afirma a reitora Sandra Goulart Almeida. “A atuação desses órgãos, juntamente com nossas ações institucionais de comunicação e de aproximação, colaborou para que pudéssemos ganhar capilaridade e pessoalidade na divulgação do processo”, completa a reitora.

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, acrescenta que, desde o início, a construção do Seriado UFMG vem sendo feita em diálogo com as escolas, “que contribuíram com valiosas reflexões desde a audiência pública realizada em dezembro de 2023, em que foi apresentada a proposta inicial do novo processo seletivo, até a finalização do Documento Norteador da Etapa 1, em junho de 2025”.

Ainda segundo o pró-reitor, o fato de ter atraído 21,2 mil estudantes de escolas públicas em seu primeiro ano comprova que o Seriado UFMG foi muito bem recebido pela comunidade escolar – o Sisu 2025 registrou inscrições de 37,3 mil de egressos de escolas públicas de todo o estado, sendo 30,1 mil nos sete municípios onde as provas do Seriado serão aplicadas neste ano. “Nossa expectativa é que, para esses estudantes que optaram pelo Seriado, o caráter processual da avaliação contribua para o planejamento dos estudos e para o futuro ingresso na UFMG”, prevê Bruno Teixeira.

Provas em três anos
A UFMG está implementando o Seriado neste ano como forma adicional de ingresso. Os candidatos farão provas em três anos consecutivos, com uma etapa de avaliação a cada ano. O primeiro ciclo do processo ocorre em 2025, 2026 e 2027, de modo que os primeiros estudantes a entrar na UFMG por essa modalidade iniciarão sua trajetória acadêmica no ano letivo de 2028.

No primeiro ciclo, as provas serão aplicadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Montes Claros, sede do campus regional da UFMG no Norte de Minas. “A partir de 2026, a UFMG pretende expandir a abrangência territorial do processo e as ações de divulgação junto às escolas, o que deve colaborar para aumentar a participação”, espera Bruno Teixeira.

O pró-reitor informa ainda que, nas próximas semanas, será divulgada a versão final do Documento Norteador com informações sobre as três etapas do processo seletivo. Atualmente, estão disponíveis, no site do Seriado UFMG, as versões final do Documento Norteador da etapa 1 e preliminar do Documento Norteador das etapas 2 e 3.