Evento promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino tem como objetivo apoiar a qualificação das práticas pedagógicas no ensino superior

Nos dias 30 de outubro e seis de novembro, das 14:00 às 17:00 horas, será realizado no campus Montes Claros, o II Ciclo de de Oficinas Pedagógicas para Equipes Didáticas promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz). O evento é voltado para docentes e estudantes de pós-graduação do campus Montes Claros. As oficinas têm como objetivo apoiar a qualificação das práticas pedagógicas no ensino superior. Para participar é necessário fazer inscrição via formulário on-line até o dia 27 de outubro. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail pelo e-mail giz.icaufmg2@gmail.com .
Sobre o Giz

Foto: Lucas Ribas I UFMG
Criado com o objetivo de desenvolver, de forma inovadora, colaborativa e contextualizada, uma rede de práticas educativas, flexíveis e personalizadas de diferentes áreas do conhecimento, promovendo a formação de sujeitos autônomos, o Giz tem como função desenvolver ações formativas, pedagógicas e integrativas, promovendo práticas educacionais inovadoras, colaborativas e contextualizadas no ensino superior. Além disso, o Giz contribui para o aperfeiçoamento do exercício docente por meio de ações que visam a formação continuada de professores e a inovação do ensino no âmbito universitário.
Os trabalhos do GIZ no Campus Montes Claros eram desenvolvidos por meio de ações pontuais da de Inovação e Metodologias de Ensino, em que os servidores de BH vinham ao campus e desenvolviam as atividades. A partir de 2023, ações mais sistematizadas voltadas para o campus começaram a ser realizadas na Unidade Acadêmica do Norte de Minas. O servidor Lucas Ribas, técnico em assuntos educacionais, passou a desempenhar a função de técnico referência do Giz no campus. Em junho do mesmo ano, foram realizados minicursos para os professores do Instituto de Ciências Agrárias pelo LabDocências. “Até o momento já foram desenvolvidas cinco atividades voltadas para o campus, seis com essa que irá ocorrer neste mês. Além disso, outras atividades foram desenvolvidas para a UFMG de forma geral, englobando o Campus Montes Claros e o Campus Pampulha”, destaca Lucas Ribas.

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Hoje, além do técnico de referência responsável pela articulação e desenvolvimento das ações da diretoria aqui e conta com o apoio de um bolsista do Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (PIME) no planejamento e realização das atividades. Para o vice-diretor e coordenador de ensino e pesquisa do campus, professor Alcinei Azevedo, essa proximidade do campus Montes Claros junto à Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) é uma iniciativa de grande importância. “Essa parceria facilita o acesso dos nossos docentes a cursos, oficinas e eventos voltados à inovação pedagógica, permitindo que explorem novas formas de ensinar e de engajar os estudantes. Além de fortalecer o vínculo entre o ICA e o Giz, essa aproximação estimula a troca de experiências e a aplicação de metodologias mais dinâmicas e centradas no aprendizado. Essa iniciativa contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ensino por meios mais criativos, críticos e alinhados com os desafios contemporâneos. Nestes últimos três anos, tivemos vários eventos no ICA com participação de toda a comunidade acadêmica. Esperamos que com estas iniciativas tenhamos a melhoria do ensino em nossa unidade acadêmica e redução da retenção e evasão”, ressalta.