Evento será realizado nesta quarta-feira, 29, com o mestre em Educação Welington Coimbra

Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 29, às 15:00, será realizada na sala 32 do CAAD, mais uma roda de conversa do projeto Diálogos que Transformam: Construindo Relações de Respeito e Inclusão no Serviço Público. O tema tratado desta vez será Letramento LGBTQIA+: Respeito e Acolhimento na UFMG. A roda será conduzida pelo mestre em Educação e pedagogo Welington Coimbra. O objetivo é fomentar o diálogo sobre diversidade sexual e de gênero, respeito e acolhimento na universidade pública. Durante a roda de conversa será exibido o documentário Periferias no Centro: Aquilombamento, Discussões e Letramento LGBTQIAP+ em Montes Claros – MG.
Sobre o projeto Diálogos que Transformam: Construindo Relações de Respeito e Inclusão no Serviço Público
O projeto “Diálogos que Transformam: Construindo Relações de Respeito e Inclusão no Serviço Público” tem como propósito promover reflexões sobre direitos humanos, ética, equidade e convivência respeitosa no ambiente de trabalho, por meio de rodas literárias e conversas temáticas. As atividades estimulam a escuta ativa, a valorização das diferenças e o fortalecimento de relações institucionais mais saudáveis e inclusivas.
Desde março de 2025, já foram realizadas duas rodas de conversa no campus da UFMG em Montes Claros. O primeiro encontro contou com a leitura do conto “Natalina Soledad”, de Conceição Evaristo, conduzido pela assistente social e educadora social Iasmim Chequer Cavalcanti, que abordou questões como misoginia e os desafios enfrentados pelas mulheres no cotidiano. O segundo encontro teve como tema “O cuidado em saúde mental no ambiente de trabalho” e foi conduzido pela psicóloga Jaqueline Lima de Oliveira, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST – Montes Claros), serviço especializado do SUS voltado ao atendimento e orientação de trabalhadores vítimas de acidentes ou doenças ocupacionais.
O projeto Diálogos é coordenado pelas servidoras do campus Montes Claros Josiane Cordeiro dos Santos (bióloga) e Michely Gonçalves Mota de Souza (assistente social) e conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino SINDIFES.