Premiação é realizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas e homenageia profissionais que se destacaram em cada estado brasileiro

Foto: Divulgação ABZ
O professor Bruno Alexsander Nunes Silva, coordenador do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos do campus da UFMG em Montes Claros, foi agraciado com o prêmio de Zootecnista do Ano, realizado pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). A premiação por unidade da federação será concedida a profissionais Zootecnistas por titulação e que no exercício de suas atividades profissionais construíram e tornaram-se referência para a categoria no respectivo Estado ou Distrito Federal, podendo ser estes profissionais da iniciativa privada, pública, acadêmica e autônomos. As pessoas premiadas receberão seus distintivos durante o 35º Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2026, que será realizado em Viçosa-MG, de 20 a 23 de maio de 2026.
De acordo com a ABZ, os Zootecnistas eleitos se destacaram por sua atuação de excelência, expertise técnica e relevância no cenário estadual, critérios fundamentais para a escolha dos agraciados. A honraria reflete o reconhecimento da associação aos serviços prestados à Zootecnia estadual e nacional, ressaltando o impacto significativo das contribuições desses profissionais para o desenvolvimento do setor, todos(as) referências para a Zootecnia em seus respectivos estados.
As premiações possuem resolução própria, atualizada em 2025, que instrumentaliza o processo de inscrição e eleição. As indicações são feitas ao longo de novembro e dezembro de cada ano, e em janeiro é feita a eleição pelo colégio eleitoral qualificado.
Professor Bruno Alexander Silva

Foto: Acervo UFMG
Bruno Alexsander Nunes Silva atualmente é professor e pesquisador em nutrição e produção de suínos, bioclimatologia animal e Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. O docente é zootecnista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em bioclimatologia animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em bioclimatologia e nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Institut National de la Recherche Agronomique (INRAE, França) e pós doutorado em Nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi pesquisador em nutrição de suínos do Institute for Pig Genetics (IPG, Holanda), TOPIGS Research Center IPG (Holanda) e gerente global de nutrição de suínos da TOPIGS Internacional. Também foi coordenador do programa de pesquisa e desenvolvimento em nutrição de suínos da TOPIGS (Holanda). É editor associado do periódico científico internacional Animal An International Journal of Animal Bioscience e revisor de diversos periódicos internacionais A1. Desenvolve pesquisas nas nas áreas de exigências nutricionais e ambiência de suínos em regiões de clima tropical. Atua em parcerias de pesquisa cientifica com diversas multinacionais e instituições na área de nutrição de suínos nas Américas, Europa e Asia. Também é coordenador do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos (NEPSUI) da UFMG em Montes Claros e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq PQ1.