Flávio Gonçalves Oliveira assumiu o cargo de diretor administrativo-financeiro da Abid

Professor Flávio Gonçalves Oliveira (5º da esquerda para a direita) com nova diretoria da Abid Foto: Acervo Pessoal

Nesta terça-feira, 27, o professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Flávio Gonçalves Oliveira foi empossado como diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira de Irrrigação (Abid). A Abid foi criada em 1972, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre essas técnicas agrícolas e disseminar a irrigação no país por meio de ações continuadas no setor.
Este ano, a entidade completa 52 anos. O professor ressaltou a importância da instituição para o Brasil. “Cinquenta anos atrás a única instituição que trazia informações e capacitação sobre este tema da agricultura irrigada era a Abid. Em parceria com a Codevasf realizou trabalhos ao longo deste tempo , sempre organizando congressos e publicando a revista ITEM (Irrigação em Tecnologia Moderna)”, destaca.
Sobre a posse na diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, ele afirma que vê como uma possibilidade de voltar os olhos para o Norte de Minas no cenário da agricultura nacional. “Estamos hoje com um grupo bem eclético de todas as regiões do país com o intuito de melhorar ainda mais e resgatar o protagonismo desta instituição para a agricultura irrigada no país. A minha participação, como montes-clarense, de certa forma irá trazer a possibilidade de discutirmos a região norte-mineira no cenário da agricultura nacional”, afirma.

 

 

 

Currículo

Flávio Gonçalves Oliveira é professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG desde 2005 Foto: Acervo Pessoal

Flávio Gonçalves Oliveira possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, salinidade, irrigação localizada, feijoeiro e banana. Atua também na área de manejo de bacias hidrográficas. É projetista de irrigação e estruturas hidráulicas desde 1995, com experiência em Angola na África e em Israel. Diretor Financeiro da Sociedade Rural de Montes Claros; presidente da FUNDETEC; diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande desde 2021, tendo sido de sua câmara técnica consultiva anteriormente.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)