Flávio Gonçalves Oliveira assumiu o cargo de diretor administrativo-financeiro da Abid

Nesta terça-feira, 27, o professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Flávio Gonçalves Oliveira foi empossado como diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira de Irrrigação (Abid). A Abid foi criada em 1972, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre essas técnicas agrícolas e disseminar a irrigação no país por meio de ações continuadas no setor.
Este ano, a entidade completa 52 anos. O professor ressaltou a importância da instituição para o Brasil. “Cinquenta anos atrás a única instituição que trazia informações e capacitação sobre este tema da agricultura irrigada era a Abid. Em parceria com a Codevasf realizou trabalhos ao longo deste tempo , sempre organizando congressos e publicando a revista ITEM (Irrigação em Tecnologia Moderna)”, destaca.
Sobre a posse na diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, ele afirma que vê como uma possibilidade de voltar os olhos para o Norte de Minas no cenário da agricultura nacional. “Estamos hoje com um grupo bem eclético de todas as regiões do país com o intuito de melhorar ainda mais e resgatar o protagonismo desta instituição para a agricultura irrigada no país. A minha participação, como montes-clarense, de certa forma irá trazer a possibilidade de discutirmos a região norte-mineira no cenário da agricultura nacional”, afirma.
Currículo

Flávio Gonçalves Oliveira possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, salinidade, irrigação localizada, feijoeiro e banana. Atua também na área de manejo de bacias hidrográficas. É projetista de irrigação e estruturas hidráulicas desde 1995, com experiência em Angola na África e em Israel. Diretor Financeiro da Sociedade Rural de Montes Claros; presidente da FUNDETEC; diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande desde 2021, tendo sido de sua câmara técnica consultiva anteriormente.
(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)