Ao todo, são oferecidas 16 vagas das quais quatro são reservadas para candidatos autodeclarados negros

As inscrições para o programa de pós-graduação em Ciências Florestais podem ser feitas até o dia 6 de ouutbro, em regime de fluxo contínuo.
Foto: Amanda Lélis I UFMG

Estão abertas, até o dia 6 de outubro, as inscrições para o mestrado em Ciências Florestais do campus da UFMG em Montes Claros. Ao todo, são oferecidas 16 vagas, das quais quatro são reservadas para candidatos autodeclarados negros. O edital está disponível na página do mestrado em Ciências Florestais.

Inscrições

As inscrições ocorrem em regime de fluxo contínuo. Podem se inscrever graduados em áreas do conhecimento consideradas afins à área de concentração pretendida no mestrado, a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF), poderão participar do processo seletivo.
O(a) candidato(a) deverá enviar a documentação prevista no edital, em formato PDF, em anexo no formulário de inscrição disponível na página do mestrado em Ciências Florestais.

Seleção e resultado

O processo seletivo será iniciado em um prazo de 30 dias após o recebimento da documentação completa do candidato e do deferimento da inscrição.
A seleção será constituída de duas etapas, compreendendo:

  • Primeira etapa: avaliação do currículo Lattes e resumo do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e
  • Segunda etapa: apresentação do projeto e arguição via plataforma virtual) de caráter eliminatório e classificatório. O processo seletivo será iniciado em um prazo de 30 dias após o recebimento da documentação completa do candidato e do deferimento da inscrição.

O resultado final será divulgado em até 5 (cinco) dias úteis após a seleção, e consistirá do somatório das notas obtidas nas duas etapas do processo seletivo. O resultado final será publicado na página do mestrado.

Sobre o mestrado em Ciências Florestais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais possui duas linhas de pesquisa: Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais e Silvicultura no Semiárido.

Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais

Visa desenvolver pesquisas que propiciem o melhor aproveitamento dos recursos florestais considerando diferentes aspectos do manejo florestal em regiões com predominância de déficit hídrico. Tratará de estudos nas áreas de mensuração e manejo, ergonomia, colheita e transporte, propriedades, usos e industrialização dos recursos florestais, além do planejamento e otimização de processos e atividades florestais.

Silvicultura no Semiárido

Visa desenvolver pesquisas que aprimorem métodos e técnicas silviculturais para a exploração das florestas plantadas e recuperação e conservação das formações vegetacionais naturais nas regiões semiáridas. Nesse contexto, as investigações científicas abrangerão estudos com a implantação, condução e proteção de povoamentos florestais, em monocultivos ou na forma de sistemas agroflorestais e em recuperação de áreas degradadas.

Acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais aqui.
Acesse o edital aqui.
Acesse o formulário de inscrição aqui.