Para o campus Montes Claros serão oferecidas 225 vagas distribuídas entre oito cursos de graduação

Foto: TV UFMG
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de transferência externa e obtenção de novo título em cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Podem se inscrever acadêmicos de outras instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras e pessoas graduadas que desejam cursar mais uma graduação. Ao todo, serão oferecidas 1979 vagas para toda a Universidade. Para o campus Montes Claros estão abertas 225 vagas distribuídas entre os oito cursos de graduação: Administração (40), Agronomia (13), Engenharia Agrícola e Ambiental (40), Engenharia de Alimentos (40), Engenharia Florestal (40), licenciatura em Ciências da Natureza – habilitação em Ciências Biológicas, Física ou Química- (6), licenciatura em Matemática (6) e Zootecnia (39).
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, na página eletrônica da Copeve/UFMG até as 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 29 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 215,00 (duzentos e quinze reais). Será concedida a isenção total de taxa de inscrição a candidatos(os) inscritos(as) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Há também a possibilidade de concessão de isenção parcial (50%) da taxa de inscrição. A solicitação de isenção deve ser feita até o dia 28 de novembro na página da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).
Para se inscrever para transferência externa é necessário:
- ter vínculo ativo com outra Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira, no segundo semestre de 2025;
- ter integralizado, no mínimo, 300 (trezentas) horas da carga horária do seu curso na instituição de origem;
- haver correspondência entre curso de origem e curso pretendido na UFMG em conformidade com o previsto no edital.
Para ingresso por obtenção de novo título é necessário ter diploma de curso superior com validade reconhecida em todo o território nacional e devidamente registrado em órgão competente. Não serão aceitos diplomas do mesmo curso de destino na UFMG, caso seja requerida pelo candidato a mesma habilitação ou mesmo grau acadêmico.
Seleção
A seleção será realizada em uma única etapa que corresponderá às notas obtidas nas provas do Enem. A UFMG consultará a base de dados do Inep. Para cada ano em que for identificada a participação do candidato no Enem, no período de 2020 a 2025, será calculada a Nota Final UFMG. Esse cálculo será realizado logo após a divulgação do resultado do Enem no último ano considerado. Para efeitos de classificação, será considerada a maior Nota Final UFMG, correspondente ao ano em que o candidato obteve o melhor desempenho no Enem. Detalhes do cálculo podem ser consultados no edital.
O resultado final será divulgado no dia 23 de fevereiro de 2026.
Acesse o edital completo aqui.