Estudantes passaram sete dias em capacitação no no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Um grupo de 13 alunos do curso de Engenharia Florestal da UFMG Campus Montes Claros foi até o Amazonas participar de um curso de Manejo Florestal realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM). A capacitação foi liderada pelo pesquisador Niro Higuchi, engenheiro florestal reconhecido mundialmente por seu trabalho ligado ao Manejo Florestal, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e a Condecoração Ordem no Sol Nascente, do governo do Japão, dentre outros prêmios.
A professora Adriana Assis, do campus Montes Claros, foi a responsável por organizar a capacitação juntamente com a professora da Universidade Federal de Goiás, Sybelle Barreira. “O principal objetivo foi abrir os olhos e as mentes dos nossos estudantes para o mundo da pesquisa de vanguarda e da vivência num ambiente totalmente voltado para a curiosidade e a pesquisa científica”, explica a docente da UFMG.
Troca de conhecimento
Durante o evento, os acadêmicos passaram por uma imersão em diversos temas ligados ao Manejo Florestal. Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com pesquisadores e profissionais que integram a equipe do INPA. O curso combinou fundamentos teóricos e aplicações práticas mostrando aos participantes técnicas e desafios envolvidos no manejo florestal sustentável.
Para os acadêmicos o curso foi uma experiência única. “Profissionalmente foi extremamente enriquecedor, ter aulas e palestras com profissionais tão excepcionais só aumentou a minha paixão pela área. Além de ter ficado impressionada com o nível de pesquisa e investimento que existe ali. Pessoalmente foi extraordinário, transformador e a realização de um sonho: conhecer a floresta amazônica. Sou extremamente grata à professora Adriana por essa oportunidade e também a toda equipe do INPA por todo acolhimento e todos os ensinamentos”, conta a estudante Nicole Jorge.
Vitória Alexandre, também aluna da UFMG, concorda com a colega de curso a respeito da imersão na maior floresta tropical do mundo. “Foram dias de muito aprendizado e troca de conhecimento. O curso de manejo florestal me proporcionou experiência de vida e crescimento na vida acadêmica. Ter a oportunidade de observar de perto as árvores gigantescas e imponentes da Amazônia foi extraordinário”, afirma.
(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros com colaboração do acadêmico Patrick Cruz)


